Publicado em: 29 de abril de 2013 09h04min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min
Na última quarta-feira (24), aconteceu a primeira edição da feira agroecológica de grupos de produtores dos assentamentos Marcos Freire e Ireno Alves, localizados em Rio Bonito do Iguaçu (PR). A feira foi realizada na área central do município e teve apoio e acompanhamento do projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul: “Estruturação e articulação de ações de comercialização alternativa de alimentos ecológicos nos núcleos regionais Luta Camponesa e Monge João Maria da Rede Ecovida de Agroecologia”.
O projeto tem como objetivo principal articular as iniciativas de comercialização de produtos ecológicos, visando a estruturação de um circuito regional de circulação desses produtos, bem como a construção de novas iniciativas de comercialização na região. “Para iniciar a feira, o projeto trabalhou na assessoria para a formação dos grupos de agricultores, principalmente na área da gestão da comercialização. Temos organizado seminários de formação para discutir qualidade e apresentação dos produtos, preços, controle de vendas, pagamentos, embalagens, entre outras questões”, explica o coordenador do projeto, professor Julian Perez Cassarino.
A organização dessas atividades é feita pelo Grupo de Estudos em Extensão e Comercialização em Agroecologia, fundado por Cassarino e pelo professor Tiago Costa. O grupo conta com nove estudantes bolsistas e trabalha com outros projetos ligados a ações de comercialização.
Após o início da feira agroecológica, o projeto segue no acompanhamento das atividades. “A partir de agora, os alunos passam a ajudar os agricultores no controle de produtos vendidos, além de realizar o acompanhamento regular para avaliar e detectar os aspectos a serem aperfeiçoados”, afirma Cassarino.
Benefício aos acadêmicos
O professor ressalta que a atividade é importante não só para os produtores, mas também para os alunos envolvidos. “O estudantes estão conhecendo uma realidade de organização da parte comercial e isso contribui muito para a formação deles. Quando forem profissionais formados, já estarão preparados para uma série de questões, pois estão trabalhando diretamente na gestão do processo”.
A feira conta com cerca de 40 produtos ecológicos e acontece às quartas-feiras, das 15h às 19h, na Avenida XV de Novembro, no Centro de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Entre os organizadores, estão o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Rede Ecovida, com apoio da UFFS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS