Projeto de Extensão do Campus Laranjeiras do Sul leva musicalização para estudantes da Escola Nelci Felini
Projeto busca estimular a musicalização em estudantes com deficiência

Publicado em: 05 de julho de 2019 17h07min / Atualizado em: 08 de julho de 2019 13h07min

Com objetivo de despertar e desenvolver o gosto pela música, o Projeto de Extensão “Dó, Ré, Mi, Fazendo Som”, desenvolvido por servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, leva a musicalização para estudantes da Escola Nelci Felini – Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, localizada no município de Laranjeiras do Sul-PR.

O projeto busca estimular a musicalização em estudantes com deficiência que frequentam a Escola Nelci Felini, aproximando o Setor de Acessibilidade e acadêmicos do Campus com a comunidade escolar daquela instituição. Para desenvolver as atividades do projeto os integrantes utilizam instrumentos musicais tradicionais e instrumentos confeccionados com material reciclável e/ou material alternativo.

O projeto, que é desenvolvido desde março deste ano, foi idealizado pela pedagoga Lucimara Lemiechek, integrante do Setor de Acessibilidade do Campus Laranjeiras do Sul. Além da pedagoga, integram o projeto servidores técnico-administrativos e acadêmicos da UFFS, além dos estudantes e professores da Escola.

Lucimara relata: “Ao final da primeira etapa do projeto temos muito a agradecer. Foram 15 encontros com os alunos da Escola Nelci Felini, muitas horas de planejamento e crescimento pessoal e profissional. Criamos e fortalecemos vínculos. Servidores da Assessoria Acadêmica, voluntários dos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo e Ciências Econômicas envolveram-se nas atividades”.

“O projeto terá continuidade no próximo semestre e estamos abertos à participação da comunidade acadêmica e regional. Em nome de todos os integrantes do projeto agradecemos aos professores Fernanda Marcon e Martinho Machado Júnior e ao servidor Técnico Administrativo em Educação Diego Junges, que contribuíram com seu talento musical durante o semestre”, destaca a pedagoga.