Projeto desenvolvido no Campus Laranjeiras do Sul propõe a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea em disciplinas de Física Geral
Proposta busca contribuir para uma reflexão e atualização do currículo das disciplinas básicas de Física Geral

Publicado em: 31 de agosto de 2020 16h08min / Atualizado em: 01 de setembro de 2020 12h09min

Está em execução, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, um projeto da área de Física que busca inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea em disciplinas de Física Geral, ministradas nas fases iniciais dos cursos de graduação.

Conforme o projeto submetido pelo docente Gian Machado de Castro, “as disciplinas iniciais de Física nos cursos de graduação, conhecidas como Física Geral, são focadas nos conteúdos desenvolvidos pelas Ciências Físicas até o século XIX. As idealizações, simplificações e aproximações são usadas dentro de um contexto geralmente abstrato e matemático, fazendo que, para a maioria dos estudantes, os conteúdos tenham pouca ou nenhuma relação com a realidade”.

Diante disso, os estudantes costumam fazer perguntas como: “Como eu aplico essa fórmula?” ou “Para que caso essa fórmula vale?”, evidenciando uma ausência de aproximação com a realidade prática dos estudantes e, por vezes, comprometendo o processo de aprendizagem.

Pensando em como resolver essa problemática, o docente desenvolve o projeto que tem por objetivo introduzir tópicos de Física Moderna e Contemporânea, usando o referencial teórico-metodológico da Modelagem Didático-científica em disciplinas de Física Geral ministradas nos cursos de Engenharia e nas Licenciaturas em Ciências Biológicas e Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza, ofertadas na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Para isso, o professor seleciona tópicos de Física Moderna e Contemporânea que sejam compatíveis com os conteúdos de Física Geral; prepara esses conteúdos usando a Modelagem Didático-científica; implementa os tópicos no contexto da disciplina Introdução à Astronomia e aplica para o contexto das disciplinas de Física Geral.

O professor espera que o projeto “contribua para uma reflexão e atualização do currículo das disciplinas básicas de Física Geral do Nível Superior, para que elas incluam conteúdos de Física Moderna e Contemporânea, considerando aspectos epistemológicos e de ensino-aprendizagem no processo. Também esperamos contribuir com a produção de materiais didáticos (tais como textos de apoio, sequências de aulas, roteiros de atividades de modelagem científica, atividades experimentais etc.), que auxiliem no processo ensino e aprendizagem dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea e de Física Geral. Além disso, ao utilizar-se o referencial teórico-metodológico da Modelagem Didático-científica, esperamos contribuir para o desenvolvimento dela, expandindo e exemplificando suas possibilidades de aplicação em tópicos de Física Moderna e Contemporânea”.