Projeto do Campus Laranjeiras do Sul estuda sobrevivência e crescimento do peixe tilápia na região

Publicado em: 10 de outubro de 2012 11h10min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 10h01min

O Programa de Extensão “Aquicultura familiar em sistema orgânico: Processo produtivo e viabilização econômica através de cooperativismo e das políticas públicas”, desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, conta com quatro projetos vinculados. Um deles, intitulado “Práticas de manejo na agricultura familiar”, avalia a sobrevivência e o crescimento da tilápia linhagem GIFT na região da Cantuquiriguaçu.

“A tilápia é uma especie exótica, que vive e se reproduz bem em regiões tropicais, com temperaturas de água superiores. Como a região de Laranjeiras do Sul tem temperaturas de água baixas, nós estamos verificando como a espécie cresce nessas condições”, explica a coordenadora do projeto, professora Betina Muelbert.

Na última terça-feira (9), os integrantes do projeto realizaram a despesca final do viveiro, que é o recolhimento dos peixes utilizando redes. “Em novembro de 2011, nós povoamos o tanque com 900 alevinos de peso e comprimento médio iniciais. Agora, mais de dez meses depois, vamos analisar qual é a sobrevivência e o crescimento dessas tilápias neste período”, afirma a professora.

O acadêmico bolsista, Leonardo Miguel Cararo, destaca a importância de fazer parte do projeto. “Participar de atividades práticas como esta é muito interessante, pois agrega conhecimento e complementa a teoria que temos contato durante o curso, além de ser importante para o currículo e para a sequência da carreira.”

Além do viveiro onde foi realizada a atividade, localizado próximo ao Campus Laranjeiras do Sul e cedido pelo senhor Helio Alberti, o projeto trabalha também em outros dois tanques, ambos no município de Porto Barreiro (PR).

Programa

O programa “Aquicultura familiar em sistema orgânico: Processo produtivo e viabilização econômica através de cooperativismo e das políticas públicas” tem o objetivo de apoiar agricultores familiares na estruturação da cadeia produtiva no sistema de piscicultura familiar orgânica e possibilitar aos acadêmicos da UFFS o contato direto com a realidade da produção familiar. Desenvolvido desde janeiro de 2012, conta, atualmente, com a participação de seis docentes, seis estudantes bolsistas e dois técnico-administrativos. A coordenação geral das atividades é da professora Maude Regina de Borba.