Publicado em: 10 de outubro de 2012 11h10min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 10h01min
O Programa de Extensão “Aquicultura familiar em sistema orgânico: Processo produtivo e viabilização econômica através de cooperativismo e das políticas públicas”, desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, conta com quatro projetos vinculados. Um deles, intitulado “Práticas de manejo na agricultura familiar”, avalia a sobrevivência e o crescimento da tilápia linhagem GIFT na região da Cantuquiriguaçu.
“A tilápia é uma especie exótica, que vive e se reproduz bem em regiões tropicais, com temperaturas de água superiores. Como a região de Laranjeiras do Sul tem temperaturas de água baixas, nós estamos verificando como a espécie cresce nessas condições”, explica a coordenadora do projeto, professora Betina Muelbert.
Na última terça-feira (9), os integrantes do projeto realizaram a despesca final do viveiro, que é o recolhimento dos peixes utilizando redes. “Em novembro de 2011, nós povoamos o tanque com 900 alevinos de peso e comprimento médio iniciais. Agora, mais de dez meses depois, vamos analisar qual é a sobrevivência e o crescimento dessas tilápias neste período”, afirma a professora.
O acadêmico bolsista, Leonardo Miguel Cararo, destaca a importância de fazer parte do projeto. “Participar de atividades práticas como esta é muito interessante, pois agrega conhecimento e complementa a teoria que temos contato durante o curso, além de ser importante para o currículo e para a sequência da carreira.”
Além do viveiro onde foi realizada a atividade, localizado próximo ao Campus Laranjeiras do Sul e cedido pelo senhor Helio Alberti, o projeto trabalha também em outros dois tanques, ambos no município de Porto Barreiro (PR).
Programa
O programa “Aquicultura familiar em sistema orgânico: Processo produtivo e viabilização econômica através de cooperativismo e das políticas públicas” tem o objetivo de apoiar agricultores familiares na estruturação da cadeia produtiva no sistema de piscicultura familiar orgânica e possibilitar aos acadêmicos da UFFS o contato direto com a realidade da produção familiar. Desenvolvido desde janeiro de 2012, conta, atualmente, com a participação de seis docentes, seis estudantes bolsistas e dois técnico-administrativos. A coordenação geral das atividades é da professora Maude Regina de Borba.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS