Projeto do Campus Laranjeiras do Sul promove oficinas para desenvolvimento de produtos
Participam das atividades grupos de agricultores da região.

Publicado em: 29 de outubro de 2021 14h10min / Atualizado em: 05 de novembro de 2021 17h11min

O projeto "Sabores da Agrofloresta – a fruta camponesa", desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, promove oficinas sobre o desenvolvimento de produtos oriundos de sistemas agroflorestais.

A primeira oficina ocorreu na quinta-feira (28) e teve como objetivo a elaboração de chips agroecológicos de mandioca e de banana. A oficina foi realizada na agroindústria da Associação dos Produtores Agroecológicos do Movimento dos Pequenos Agricultores (Apampa) e contou com a participação de agricultores de Palmital, Goioxim e Laranjal.

Conforme relata o professor Julian Perez-Cassarino, coordenador do projeto, “além de produzir os chips, nosso objetivo foi padronizar a receita para que possamos iniciar a produção a partir de novembro ou dezembro, visando inicialmente uma comercialização aqui na região. Já definimos previamente nossa marca, que se chama ‘Sabores da Agrofloresta’ e aproveitamos o encontro para definir o rótulo do produto”.

A segunda oficina será realizada no acampamento Recantos da Natureza, em Laranjeiras do Sul, em data a ser definida. A atividade será dedicada à produção de macarrão de biomassa de banana verde, além de outras massas elaboradas a partir da biomassa e  da farinha de banana verde.

Conforme o professor, “a biomassa de banana verde é um produto nutricionalmente muito rico e saudável. Nessa oficina, além de elaborar a biomassa e  a farinha de banana verde visando a comercialização da própria biomassa, também será produzido macarrão e outras massas a partir da mistura do trigo com a biomassa de banana verde, são massas veganas, sem adição de ovos e demais produtos de origem animal”.

As oficinas são ofertadas pelo projeto "Sabores da Agrofloresta – a fruta camponesa" e pelo Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, com a colaboração de estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Agronomia que integram o projeto.

Produtos da fruta congelados e picolés de frutas nativas
O projeto "Sabores da Agrofloresta – a fruta camponesa" já assessorou grupos de agricultores no desenvolvimento de produtos congelados de fruta  e picolés de frutas nativas. Os produtos já estão sendo comercializados em Laranjeiras do Sul. Na sorveteria Ki-delícia, estão disponíveis picolés de Guabiroba, Moranguinho Silvestre, Manga, Ananás e outros e, no Empório Iguassu, além dos picolés também são comercializadas as frutas congeladas, que podem ser utilizadas para elaboração de sucos e outros. Inclusive, estão disponíveis amostras de doces de frutas nativas para que o público possa provar e opinar sobre a qualidade dos produtos, que serão comercializados no futuro.

Galeria de Imagens: