Publicado em: 24 de maio de 2022 15h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2022 15h05min
No dia 09 de maio de 2022, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, ocorreu o Seminário sobre os desafios da permanência no curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - Licenciatura, que funciona no regime de alternância.
Durante o evento, foi apontada a necessidade da criação de um fórum para debater e propor uma política de alternância institucional para a UFFS capaz de garantir a inserção e a permanência dos acadêmicos do curso na Universidade, outro ponto destacado é a urgência da construção do Centro de Pedagogia da Alternância do Campus Laranjeiras do Sul.
O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - licenciatura, possui 129 matrículas ativas em três turmas, desses estudantes, 79 são indígenas de diferentes territórios indígenas: Mangueirinha, Rio das Cobras, Marrecas e Faxinal. Além dos indígenas, o curso também atende estudantes agricultores, acampados e assentados da reforma agrária.
A licenciatura, por funcionar em regime de alternância, possibilita aos estudantes cursarem a graduação sem perder o vínculo com as suas comunidades de origem. O semestre acadêmico se divide em Tempo Universidade (TU), quando ocorrem as aulas teóricas e práticas; e o Tempo Comunidade (TC), quando os estudantes realizam estudos em seus locais de moradia.
A organização do curso prevê duas etapas de TU alternadas pelo TC em cada semestre. As etapas têm duração de até 25 dias, com aulas concentradas (manhã, tarde e algumas noites). Dessa forma, durante o Tempo Universidade os acadêmicos precisam de espaços para alojamento e alimentação.
A coordenadora do curso, professora Ana Cristina Hammel, destaca que “Esses espaços têm sido viabilizados por meio de acordos de cooperação técnica e convênios realizados com algumas prefeituras da região. Essas prefeituras cedem o espaço para a realização das aulas e o alojamento, sendo responsabilidade das turmas a alimentação, o serviço de cozinha e a limpeza do espaço. Entretanto, esses espaços nem sempre oferecem as condições ideais para a permanência. Os desafios são de diferentes ordens, desde espaço adequado para realização das aulas (muitas vezes, sem acesso à internet, computadores e biblioteca) até questões de ordem estrutural, como serviços de manutenção do prédio. O acesso aos auxílios estudantis têm minimizado os efeitos da falta de um Centro de Alternância e de uma política para a alternância na UFFS”.
Estiveram presentes na atividade o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Nedilso Lauro Brugnera, a diretora de Organização Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Eleine Maestri, a diretora de Gestão de Políticas de Permanência, Dulce Maria Di Mare, o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Júnior, o coordenador acadêmico, Thiago Bergler Bitencourt, além da coordenação, docentes e discentes do curso.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS