Publicado em: 27 de novembro de 2013 08h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizou na última segunda-feira (25) a abertura do Seminário de Análise e Avaliação de Políticas Públicas, com a participação de alunos, professores, técnico-administrativos e comunidade externa, incluindo gestores municipais e representantes da sociedade civil organizada.
A mesa foi composta pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Joviles Vitório Trevisol, pela diretora de Extensão Mônica Hass, pelo diretor do Campus Laranjeiras do Sul Paulo Henrique Mayer e pelo professor Felipe Mattos Monteiro, um dos organizadores do evento.
O professor Erni José Seibel, da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou as atividades com a palestra "Análise e Avaliação de Políticas Públicas". Seibel, que é doutor em Ciência Política pela Universidade Freie, em Berlim, Alemanha, trouxe para o seminário uma análise dos principais campos das políticas públicas na atualidade: educação, saúde e segurança pública, além de outros tópicos relevantes para o momento histórico atual.
Para o palestrante, o seminário realizado pelo Campus Laranjeiras do Sul é um momento oportuno para discutir políticas públicas considerando vários fatores, entre eles as grandes manifestações que ocorreram nas cidades brasileiras em meados de junho deste ano. "É um grande momento de fazer a reflexão, principalmente dentro das universidades. E para todas as universidades é o momento de começar a repensar as políticas de governo e em que medida essas políticas têm uma forte influência nessa grande insatisfação expressa nos movimentos que ocorreram nas ruas das cidades brasileiras este ano", aponta o professor Seibel.
Entre os participantes do seminário a expectativa era de troca de conhecimentos para auxiliar na avaliação de políticas públicas. É o caso de Andreia Indalencio Rochi, procuradora-geral do município de Laranjeiras do Sul e mestranda em Processo Civil e Direitos Fundamentais. "Tanto quanto estudante de políticas púbicas quanto executora, tenho uma grande expectativa porque há muita dificuldade em fazer a avaliação das políticas públicas. A gente, enquanto executor, conseguir medir até que ponto realmente as políticas públicas que estão sendo adotadas estão chegando à população, conforme a necessidade das pessoas, é fundamental", opina a procuradora.
Seminário segue com palestras e mesa-redonda
Na terça-feira (26) o seminário deu continuidade às atividades com uma palestra do professor Trevisol sobre a implantação de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil em uma perspectiva histórica, relacionando esse panorama com as políticas públicas adotadas pelo governo brasileiro. Para Trevisol, o tema trazido pelo seminário é importante porque "são as políticas públicas que definem a forma como o país vai se relacionar com as temáticas que são fundamentais para a sociedade, quais são as prioridades que o país vai dar para essas temáticas, consideradas fundamentais".
O professor da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul Elemar do Nascimento Cezimbra abordou diversos tópicos, como o modelo de desenvolvimento vigente, a questão agrária, ações predatórias contra o meio ambiente e a crise do capital. Já a professora Mônica trouxe para o segundo dia do seminário uma palestra sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais causados pela implantação de usinas hidrelétricas no país.
Em seguida, a palavra foi aberta para o debate. Os participantes levantaram questões sobre o importante papel da UFFS no futuro, a contraposição entre a beleza das hidrelétricas e os danos ambientais causados, entre outras indagações. A pauta não se esgotou e a mesa encerrou o seminário propondo novos encontros para aprofundar e ampliar a discussão de temas relevantes sobre políticas públicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos