Tese de professor do Campus Laranjeiras do Sul é vencedora do Prêmio Capes de Tese 2021
A pesquisa de Diego dos Santos foi a ganhadora na categoria Ciências Ambientais.

Publicado em: 16 de setembro de 2021 15h09min / Atualizado em: 17 de setembro de 2021 14h09min

O docente Diego dos Santos, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, foi o vencedor do Prêmio Capes de Tese 2021, na categoria Ciências Ambientais.

Santos desenvolveu a pesquisa, intitulada “Complementaridade de nichos e multifuncionalidade de sistemas agroflorestais sucessionais'' no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde fez o doutorado. O pesquisador foi orientado pelos professores Ilyas Siddique e Fernando Joner (UFSC).

A tese, defendida em 2020, teve como objetivo entender o efeito da diversidade funcional, que avalia complementariedade de nichos, na proteção de solo, supressão de plantas espontâneas, aproveitamento de luz e produtividade de Sistemas Agroflorestais Sucessionais (SAFS).

Santos explica: “Produzir alimentos sem agroquímicos e ao mesmo tempo manter outros benefícios que a natureza nos proporciona é uma demanda social desafiadora, tanto para produtores rurais quanto para pesquisadores e técnicos. Em um experimento agroflorestal, mostramos que, quando consorciamos plantas com características complementares, como por exemplo, diferentes alturas e tamanhos de folhas, mantivemos o solo mais coberto e protegido, reduzimos à invasão por plantas espontâneas e aumentamos a produtividade das culturas, sem uso de agroquímicos”.

A tese na íntegra pode ser acessada no Repositório da UFSC

Prêmio Capes de Tese 2021
O resultado da 16ª Edição do Prêmio CAPES de Tese foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 3 de setembro. O Prêmio seleciona os melhores trabalhos de conclusão de doutorado de programas de pós-graduação brasileiros, considerando a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País, a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto. No total 49 trabalhos foram selecionados e outros 92 indicados para menção honrosa.

Galeria de Imagens: