Tese de professor do Campus Laranjeiras do Sul é vencedora do primeiro Prêmio ANPUH-PR de Dissertações e Tese
A pesquisa de Fábio Pontarolo será publicada em formato e-book.

Publicado em: 04 de março de 2022 11h03min / Atualizado em: 04 de março de 2022 11h03min

A tese de doutorado do professor Fábio Pontarolo, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado em História no primeiro Prêmio da ANPUH-PR de Dissertações e Teses. O prêmio foi concedido pela Associação Nacional de História – Seção ANPUH Paraná e o resultado foi divulgado no dia 25 de fevereiro de 2022

O concurso da ANPUH-PR teve como objetivo premiar com a publicação em e-book duas dissertações de mestrado, sendo uma de mestrado acadêmico e uma de mestrado profissional, e uma tese de doutorado, defendidas no período de 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2021, em Programas de Pós-graduação paranaenses na área de História. 

A tese intitulada Terra, trabalho e resistência na fronteira agrária: história dos “povoadores pobres” em Guarapuava (século XIX), foi apresentada pelo professor Fábio Pontarolo, no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A defesa foi realizada em julho de 2019.

A tese será publicada em formato e-book e o lançamento ocorrerá durante o XVIII Encontro Regional de História da ANPUH-PR - Nação, povos e territórios: configurações e reconfigurações & I Encontro Estadual de Ensino de História, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu.

A tese está disponível para download na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unioeste.