Publicado em: 18 de outubro de 2011 13h10min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 13h02min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul em parceria com a prefeitura de Nova Laranjeiras e lideranças indígenas da reserva do Rio das Cobras, realizaram no último sábado (15), o I Seminário Qualidade de Vida na Terra Indígena Rio das Cobras, na Sede da Terra Indígena Rio das Cobras, município de Nova Laranjeiras.
O seminário é parte integrante de um projeto de extensão da UFFS, coordenado pelo professor de história, do campus Laranjeiras do Sul, Cristiano Augusto Durat e os colaboradores: Fernando Zatt Schardosin, Susanna Ziegler, Fernanda Nalatli de Micheli, Clarice Elisabete Antunes, Joelcio de Souza Vigolo, Talita Medeiros de Souza e Eugenio Milton Bittencourt, prefeito do município de Nova Laranjeiras.
Participaram do evento representantes da comunidade acadêmica do campus, lideranças indígenas (Kaingang e Guarani) da Tribo Indígena Rio das Cobras e outras lideranças municipais.
Na ocasião o diretor da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, realizou palestra com o tema Produção Alimentar Agroecológica. Logo após, separados em grupos, os participantes discutiram sobre os temas e elencaram as prioridades de cada comunidade.
O evento teve como principais objetivos apresentar para as lideranças indígenas as possibilidades de desenvolvimento e execução de projetos baseados nas prioridades levantadas pelas lideranças indígenas, planejar em diálogo com a comunidade indígena ações que promovam a melhoria da qualidade de vida das etnias Kaingang e Guarani, propor alternativas de segurança alimentar no combate à fome e desnutrição infantil, priorizando a produção de alimentos para a própria subsistência e orientar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
Para o coordenador do projeto, Cristiano Augusto Durat, a opção pela Terra Indígena Rio das Cobras deve-se a sua especificidade, pois é a maior reserva indígena do estado do Paraná. “Com uma área territorial de 18. 681,98 ha, localizada nos municípios de Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu, sua população está estimada em 2.828 índios das etnias Kaingang e Guarani, segundo informações do Instituto Social Ambiental (ISA) de 2010', ressaltou Durat.
De acordo com o cacique da comunidade indígena, Ângelo Rufino, o evento para a comunidade indígena é um momento inédito, pois é o 1° seminário realizado dentro da comunidade indígena. “Esperamos que isso melhore as oportunidades em relação a educação e formação dos indígenas”, afirmou.
O prefeito de Nova Laranjeiras, Eugênio Milton Bittencourt, acredita que o envolvimento da UFFS com a comunidade indígena ajudará a encontrar caminhos para melhorar a situação desses povos e diminuir os problemas que eles enfrentam. “Também esperamos que a Universidade encontre mecanismos para envolver estudantes indígenas com bolsas ou política diferenciada para acolher e incentivar os indígenas dentro da universidade”, concluiu.
As atividades do encontro foram encerradas com um almoço comunitário, no local do evento.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS