UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realiza Seminário Regional de Educação do Campo

Publicado em: 25 de setembro de 2012 12h09min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 11h01min

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul realiza o Seminário Regional de Educação do Campo. O evento acontece no Assentamento Oito de Junho, em Laranjeiras do Sul, e tem a expectativa de reunir cerca de 250 participantes.

Além da UFFS, fazem parte da organização do evento a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR), através dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, Cascavel e Guarapuava, o Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec), APP-Sindicato e a Via Campesina, com a participação direta do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Entre o público esperado estão representantes de organizações e movimentos sociais e sindicais, gestores e professores de escolas do campo da rede municipal e estadual, discentes e docentes dos cursos de Licenciatura em Educação no Campo da UFFS e da Unicentro, bem como de outros cursos de formação docente e outros segmentos da comunidade em geral.

O principal objetivo do seminário é analisar a conjuntura e definir estratégias comuns de construção, fortalecimento e controle social da política de educação do campo. “Nossa região é a que tem a maior área de assentamentos da América Latina e maior reserva indígena do Paraná. Os municípios daqui ainda concentram uma parcela significativa da população na área rural. Portanto, é um local histórico e com uma simbologia muito grande para o debate, desenvolvimento e consolidação da educação do campo”, ressalta a professora da UFFS e integrante da comissão organizadora do seminário, Solange Von Onçay.

Durante o evento, serão realizadas palestras, mesas temáticas, discussões em grupo e apresentação de painéis. “O momento inicial é de conceitualização e de significação do tema educação do campo. As atividades seguem com uma análise do desenvolvimento local e regional, além do debate das perspectivas de cooperação. No segundo dia, serão analisadas as linhas gerais de políticas públicas a serem construídas para dar conta do debate da educação do campo”, explica Solange.

As inscrições para o seminário serão realizadas no credenciamento, mediante indicação prévia do segmento que o participante representa, já que as vagas são limitadas por representação.

O seminário regional é preparatório para o evento estadual intitulado I Encontro da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, que está previsto para acontecer também em Laranjeiras do Sul, em maio de 2013.

Programação do Seminário Regional de Educação do Campo

Dia 27/09/12 – Quinta-feira

08h

Credenciamento e acolhida com café da manhã

Mística preparada pela Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak

Mesa de Abertura

Conferência de Abertura:

Educação do Campo: Significado político do conceito, contradições e desafios centrais para o momento atual

Prof. Dr. Fernando José Martins – UNIOESTE/Campus Foz do Iguaçu

13:30h às 17h

Mesa redonda: O Campo e a Cooperação: disputas e alternativas de desenvolvimento – um debate em construção

• O Campo brasileiro hoje e os projetos de desenvolvimento em confronto, Dr. Valdir Duarte, Assesoar/PR

• O Contexto Regional do Campo - Prof. João Costa de Oliveira, prefeito de Porto Barreiro e ex-coordenador do CONDETEC

• Educação, cooperação e desenvolvimento - Dr. Jon Sarasua, Universidade de Mondragón, Espanha

• Mediador: Prof. Dr. Pedro Cristofoli, UFFS

18h

Café Colonial com partilha de alimentos (para este momento solicitamos que os participantes tragam um alimento para compartilhar)

19h

Práticas de Educação do Campo: relatos de experiências e Expressões Artísticas e Culturais

Orquestra de Viola “Guarani”, Grupo de Dança São Jorge, Teatro Escola Iraci Salete Strozak, MisticArte - UFFS, Danças Indígenas, Experiência do Currículo em Alternância Unicentro.

Dia 28/09/12 - Sexta-feira

08h

Acolhida com café da manhã

Mística – Licenciaturas Unicentro e UFFS

8:30h às 11h

Painel: Educação do campo e os desafios da implementação das Políticas Públicas: Fechamento de escolas, nuclearização e redes de transporte escolar: marcas e práticas da educação rural no Estado do Paraná.

Prof. Me. Willian Simões, UFFS - Campus Chapecó

Problematização em Grupo

13:30h às 16 h

Socialização das sínteses e encaminhamentos