Publicado em: 23 de julho de 2013 11h07min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min
Iniciou nesta terça-feira (23), e segue até o dia 25, a primeira etapa do Curso Básico de Piscicultura para técnicos da região da Cantuquiriguaçu. A atividade acontece no Hotel Lind'Água, em Laranjeiras do Sul, e é uma realização da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec), Sebrae, Prefeitura de Laranjeiras do Sul, União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Fundação Rureco, Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils) e Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu.
O curso acontece em três etapas e tem o objetivo de capacitar técnicos indicados pelas prefeituras dos 20 municípios da Cantuquiriguaçu, visando a criação do plano de piscicultura para a região, em conjunto com os produtores. Entre os ministrantes desta primeira etapa, estão os docentes da UFFS Marcos Weingartner e Betina Muelbert, que apresentarão aos participantes os temas “Instalações: requisitos básicos e construção” e “Piscicultura e a preservação ambiental: exigências legais”, respectivamente. As etapas seguintes contarão com abordagens dos professores Jorge Parra, Maude de Borba e Tiago da Costa.
Antes da realização do curso, a comissão organizadora fez um levantamento da produção de peixes na região. “Fizemos este diagnóstico para sabermos o que existe de produção atualmente e, agora, estamos realizando a capacitação dos técnicos. A partir daí, iremos começar a criar este plano de desenvolvimento da piscicultura na Cantuquiriguaçu”, afirma Betina.
Para o analista ambiental da Prefeitura de Pinhão (PR), Mayquel Lima, a participação no curso é de extrema importância para a continuidade do trabalho. “Estamos colhendo informações importantes que contribuirão para a melhoria da atuação, principalmente, na parte técnica. Este conhecimento agregado será transmitido aos produtores interessados”, ressalta.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos