UFFS Campus Laranjeiras do Sul participa da Operação Rondon Paraná em parceria com a Unioeste
Viagem Precursora foi realizada entre os dias 13 e 17 de maio. A Operação ocorrerá de 5 a 19 de julho de 2024

Publicado em: 29 de maio de 2024 10h05min / Atualizado em: 29 de maio de 2024 10h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul participará da Operação Rondon Paraná 2024, prevista para ocorrer entre os dias 5 a 19 de julho de 2024 em municípios da região centro-sul do Estado do Paraná. Neste ano, a UFFS participa da ação como convidada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

A Operação é uma iniciativa de extensão coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e executada pelas Instituições de Ensino Superior estaduais do Paraná (IES-PR). O objetivo é desenvolver uma série de atividades sociais, culturais, esportivas, ambientais, de saúde e de empreendedorismo, visando melhorar as condições de vida, o bem-estar da população e a qualidade e eficiência da administração municipal nos municípios abrangidos pela operação. Cada município atendido receberá duas instituições de ensino, uma IES estadual e outra IES convidada.

O programa viabiliza o trabalho voluntário de professores, agentes e estudantes universitários, proporcionando aos participantes uma imersão na realidade paranaense e brasileira. Os universitários terão a oportunidade de conhecer de perto os desafios e aspirações da população, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional e fomentando ações que impulsionem a qualidade de vida e o bem-estar da população.

As ações também proporcionam a troca de conhecimentos entre estudantes e comunidades locais, buscando a garantia da interdisciplinaridade e a interação entre a Universidade e a Sociedade, assegurando a relevância, a qualidade e o impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.

A operação também contribui para a formação do universitário como cidadão, integrando-o no processo de desenvolvimento regional do Estado do Paraná. Além disso, a participação busca desenvolver o senso de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, entre outros.

A UFFS atuará nos municípios de Boa Ventura de São Roque e Pitanga, com uma equipe composta por 20 estudantes e 4 professores. A coordenação institucional da UFFS estará sob a responsabilidade da professora Nádia Franco e contará com a participação dos professores Ana Cristina Hammel, Daniel Penteado dos Santos, Reginaldo de Lima Correia e Vitor De Moraes.

Como parte dos preparativos para a Operação, entre os dias 13 e 17 de maio, os docentes Ana Hammel e Vitor de Moraes realizaram uma visita aos municípios para diagnóstico das potencialidades da operação, a chamada Viagem Precursora. Durante essa viagem, foram realizados contatos com gestores da administração pública, presidentes de associações de bairro e entidades de classe, além da comunidade em geral, a fim de apresentar a Operação Rondon Paraná e suas ações. Os docentes também coletaram dados, conheceram as estruturas e definiram algumas oficinas que serão ministradas.


Galeria de Imagens: