UFFS é uma das instituições responsáveis pela Vitrine Tecnológica de Agroecologia no Show Rural Coopavel de 2022
Evento ocorre entre os dias 7 e 11 de fevereiro em Cascavel (PR).

Publicado em: 08 de fevereiro de 2022 11h02min / Atualizado em: 08 de fevereiro de 2022 14h02min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul está presente no Show Rural Coopavel, que acontece entre os dias 7 e 11 de fevereiro em Cascavel (PR).

A UFFS participa do evento expondo trabalhos, pesquisas, experimentos e produtos na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, espaço de aproximadamente 4,4 mil m² em meio a outros diversos stands que integram o Show Rural Coopavel.

A Vitrine é uma espécie de minipropriedade rural que utiliza tecnologias sustentáveis e ecológicas para a agricultura familiar. O espaço é fruto do trabalho realizado por 12 instituições de extensão, ensino e pesquisa que visam oferecer e demonstrar aos visitantes tecnologias ligadas à agricultura orgânica e apresenta tecnologias alternativas em relação à agricultura convencional que é utilizada, principalmente, pelo agronegócio.

Conforme explica o professor Julian Perez-Cassarino, coordenador do Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais da UFFS (LabVivan), o laboratório é parceiro na condução da área demonstrativa de sistemas agroflorestais na Vitrine.

O professor comenta que “a área de Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Vitrine Tecnológica foi implantada há cerca de 5-6 anos, mas não tinha um manejo bem definido. Há pouco mais de 2 anos, o LabVivan assumiu a área em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA-Rondon), refizemos o planejamento, redefinimos o desenho do sistema e iniciamos os manejos. Entretanto, o processo foi prejudicado devido a pandemia da covid-19".

Perez-Cassarino comenta que “as equipes do Laboratório Vivan e do Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Karu Porã da UFFS estão contribuindo com a organização da feira agroecológica que integra a Vitrine. Durante o evento, os estudantes realizam a apresentação da área demonstrativa aos visitantes e também realizam a exposição, explicação e comercialização dos produtos das frutas nativas e crioulas, como sucos, picolés, sorbets e produtos da fruta congelados, que são produzidos por agricultores da região.

Galeria de Imagens: