UFFS integra grupo nacional de pesquisa em Educação no Campo

Publicado em: 14 de março de 2013 10h03min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) passou fazer parte do Grupo Nacional de Pesquisa da Educação no Campo para o trabalho interdisciplinar nas Ciências Naturais e Matemática. A representante da UFFS neste grupo pioneiro é a professora do Campus Laranjeiras do Sul, Solange Von Onçay.

A professora destaca a importância da participação da UFFS neste grupo de pesquisa. “É muito importante justamente para fortalecer a Licenciatura em Educação no Campo e dar elementos de pesquisa e de estudo em nível nacional. O maior mérito é realmente essa geração de pesquisa sobre o curso, que é novo, e apontar perspectivas para os alunos que estão se formando”.

Além da UFFS, fazem parte do grupo a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Sergipe (UFS), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “O grupo de pesquisa é formado por universidades federais que tem o curso de Licenciatura em Educação no Campo com turmas em fase de conclusão. Desta forma, o grupo visa fazer um estudo para formular um currículo de pós-graduação para dar continuidade a esses cursos que estão concluindo as primeiras turmas”, explica a Solange.

Seminário

No início do mês, os integrantes do grupo de pesquisa reuniram-se em Natal (RN), para o Seminário de Formação dos Educadores das Licenciaturas em Educação no Campo para o trabalho interdisciplinar nas Ciências Naturais e Matemática. “No evento, foi deliberada a criação do grupo e sua instituição no CNPq, bem como a proposta de financiamento dos trabalhos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC)”, ressalta Solange. O segundo encontro do grupo está previsto para a metade deste ano. “A próxima reunião deliberará uma metodologia de trabalho para o curso de pós-graduação e a UFFS fará parte da elaboração do projeto que será enviado ao CNPq”, completa.