Publicado em: 16 de setembro de 2011 15h09min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 13h02min
O curso, organizado pelos coordenadores do projeto e ministrado por alunas da UFFS-Campus Laranjeiras do Sul, tratou sobre boas práticas na fabricação e na comercialização de alimentos.
No próximo sábado (17), uma nova modalidade de feira inicia em Laranjeiras do Sul. A partir desse dia, os produtores rurais que comercializavam seus produtos em um barracão, na Rua Coronel Guilherme de Paula, passarão a vender em barracas móveis, colocadas na Praça José Nogueira do Amaral.
Integrantes do Assentamento 8 de Junho e da Comunidade Campo Mendes também farão parte da feira livre, onde haverá, ainda, venda de produtos artesanais feitos na Central de Ofícios.
O projeto da nova feira é resultado de um esforço conjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul (Acils), Secretaria Municipal de Agricultura e Vigilância Sanitária local.
Para receber as barracas, os produtores terão de passar, frequentemente, por uma série de capacitações destinadas a melhorar o atendimento e a qualidade de seus produtos.
O primeiro desses cursos aconteceu na noite de quarta-feira (14), no auditório da UFFS. Na ocasião, os participantes receberam explicações diversas sobre o tema Boas Práticas na Fabricação e na Comercialização de Alimentos. As orientações foram ministradas por alunas do curso de Engenharia de Alimentos, curso ofertado pela UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.
Conforme Angélica Patrícia Bertolo, técnica em alimentos e aluna do curso de Engenharia de Alimentos, foram abordados temas como: tipos de contaminação, produção de alimentos seguros, armazenamento e comercialização adequados e cuidados dedicados aos alimentos de alto risco (carnes, leites e derivados). "Pretendemos, com essa capacitação, ajudar o pessoal da feira a produzir alimentos seguros, pensando, principalmente, na saúde dos consumidores", relatou Angélica.
Para o próximo mês, o colegiado de Engenharia de Alimentos da UFFS está programando outro curso, este direcionado à comunidade em geral, tratando também sobre a manipulação bem feita dos alimentos. "A maior parte das contaminações ocorrem dentro das residências. A pessoa compra um produto seguro, mas, por desconhecer a correta maneira de higienização, acontece o problema, que, muitas vezes, afeta uma família inteira", explica a professora Cátia Tavares dos Passos, coordenadora do projeto que atende aos feirantes.
Barracas:
A doação das dez barracas móveis, cedidas pela Acils aos feirantes locais, acontece sábado(17), a partir das 10 horas, na Praça José Nogueira do Amaral.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos