Publicado em: 24 de outubro de 2017 10h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2017 09h10min
A partir das aulas do Componente Curricular Produção Textual Acadêmica, em que são estimuladas e trabalhadas técnicas e habilidades para estruturar e apresentar comunicações em eventos científicos médicos, e a partir de práticas vivenciadas em escolas americanas, o estudante da primeira fase João Lucas Rocha teve a ideia de propor a criação de um grupo de estudos sobre oratória médica, que servisse também para os estudantes experienciarem momentos de prática de debates com foco na qualificação do conteúdo das argumentações.
Assim, o objetivo desse grupo é mesclar estudos sobre oratória médica e práticas semanais de debates. A metodologia inclui estudos conjuntos, debates, elaborações da experiência e encaminhamentos de estudos para os encontros seguintes. O grupo Oratória e Debates Médicos do Campus Passo Fundo objetiva, também, levar o nome da UFFS a futuras publicações e apresentações de trabalhos em eventos científicos médicos, apresentando os relatos de experiência dessas atividades.
São trabalhadas técnicas de conscientização corporal e técnicas teatrais para o manejo de emoções aplicadas ao debate, já que os estudantes referem a necessidade de enfrentarem melhor o nervosismo em apresentações em público e, principalmente, durante o conflito de diferentes pontos de vista.
Com 15 participantes, o grupo considera participar de competições nacionais e internacionais de debates e, além disso, que os debates passem a ser gravados para a produção de poadcasts a serem postados na internet e/ou veiculados em rádio. Helena de Moraes Fernandes e Gustavo Olszanski Acrani são os professores colaboradores.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim