Publicado em: 04 de maio de 2018 17h05min / Atualizado em: 07 de maio de 2018 11h05min
A UFFS – Campus Passo Fundo promoveu nesta sexta-feira (4) um seminário com o tema “Os desafios regionais da saúde na atualidade”. O evento foi construído em parceria entre a UFFS, através do programa de Extensão “Formação de atores sociais a partir da Educação Popular em saúde”, o Conselho Comunitário e Conselho de Campus, a Universidade de Passo Fundo (UPF), a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, as secretarias de saúde do municípios de Passo Fundo, Marau, Pontão e seus respectivos conselhos de saúde, o Centro de Educação e Assessoramento Popular, entidades sindicais e comunidade.
O Seminário iniciou com a palestra “Os desafios da atenção integral à saúde no contexto mundial”, ministrada por Ardigò Martino, que é doutor em Cooperação Internacional e Desenvolvimento Sustentável e pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural - Alma Mater Studiorum da Universidade De Bologna, na Itália.
Ardigò Martino faz parte do Laboratório Ítalo Brasileiro de Formação e de Práticas em Saúde Coletiva que reúne dezenas de universidades do Brasil com a Itália. A UFFS tem marcado presença em alguns eventos e atuando em parceria com as iniciativas desde 2013. Em sua apresentação foram apontadas discussões que versam sobre o processo de mudança que vivenciamos em termos de envelhecimento da população, transição epidemiológica de foco nas doenças infecto-contagiosas para as doenças crônicas e situações provocadas pela violência ou oriundas das condições de vida em meio as desigualdades sociais, econômicas e culturais exigindo outras formas de abordagem como o cuidado integral à saúde, a reorganização do sistema de saúde, das redes de atenção e dos processos de trabalho, a qualificação dos profissionais da saúde, as ações de promoção da saúde, educação em saúde e a participação popular ativa das comunidades e suas expressões organizativas.
Logo após, no período da tarde, foi realizada a mesa-redonda “O cuidado à saúde nos municípios diante do congelamento de recursos com a EC-95”, que tratou dos impactos da EC-95 a cerca do congelamento dos recursos da saúde e educação por 25 anos ameaçando o futuro dos serviços de saúde saúde em todos os municípios. A Mesa-redonda foi coordenada pela professora da UFFS, Vanderléia Laodete Pulga. Na sequência aconteceu um debate e encaminhamentos sobre as tarefas colocadas aos gestores, universidades, trabalhadores, conselheiros e estudantes. Sendo que um dos compromissos conjuntos assumidos entre os participantes foi a ampliação do Comitê em Defesa do SUS proposto pela UFFS. As ações deste Comitê serão divulgadas nos próximos dias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09 de janeiro de 2025
Editora
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação