Projetos e Cursos de Extensão
2024
Curso "Medical emergencies for basic learners" (em andamento)
Curso presencial de 40hs de inglês médico (às terças e sextas-feiras, das 17h15 às 18h45), com foco na aprendizagem de atendimentos de emergência/primeiros socorros em inglês. Nível de proficiência: A2-B1 (básico/intermediário). Público-alvo: estudantes de Medicina. Ministrado pelo professor bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Marcelo João Hildebrando.
Curso "Learn English with series" (em andamento)
Curso presencial de 40hs de inglês geral (às quartas e sextas-feiras, das 17h15 às 18h45), com foco no desenvolvimento de habilidades orais (listening e speaking) e vocabulário a partir de seriados em inglês. Nível de proficiência: A1-A2 (iniciante/básico). Público-alvo: comunidade em geral. Ministrado pela professora bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Valentine Volkmer Spagnol.
Minicurso "¿Vamos a charlar?" (em andamento)
Curso presencial de 20hs de espanhol (às terças-feiras, das 17h15 às 18h45), com foco na aprendizagem de vocabulário geral, expressões básicas e situações comunicativas cotidianas. Nível de proficiência: A1 (iniciante). Público-alvo: comunidade em geral. Ministrado pela professora voluntária do Núcleo de Ensino de Línguas (NELI) Camila Lemos de Oliveira.
2023
Curso "English Language Proficiency Tests: practice questions" (encerrado)
Curso presencial de 40hs de inglês geral (às quartas e sextas, das 17h15 às 18h45, semanalmente), com foco na resolução de questões de testes internacionais (TOELF, IELTS, OET) e desenvolvimento de estratégias específicas para cada habilidade oral e escrita. Nível de proficiência: B1-B2 (intermediário). Público-alvo: comunidade acadêmica e externa. Ministrado pelo professor bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Paulo Rafael de Souza.
Curso "Conversação em inglês geral (A1-A2) - 3ª ed." (encerrado)
Curso presencial de 40hs de inglês geral (às segundas e quintas, das 17h15 às 18h45, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e desenvolvimento de vocabulário. Nível de proficiência: A1-A2 (iniciante). Público-alvo: comunidade acadêmica e externa. Ministrado pela professora bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Maria Joaquina Bidart Inchauspe.
Minicurso "Produção de textos em inglês para fins internacionais (B1-B2) - 2ª ed." (encerrado)
Curso presencial de 12hs (três encontros aos sábados, das 9h às 12h), com foco na produção de textos orais e escritos para estudantes interessados em realizar estágios/intercâmbios no exterior. Nível de proficiência-alvo: B1-B2 (intermediário). Público-alvo: estudantes e professores do Curso de Medicina, da UFFS e de outras universidades. Ministrado pela professora voluntária Carolina Baptista dos Santos.
Curso "English for doctors (B1-B2) - 2ª ed." (encerrado)
Curso presencial de 40hs de inglês médico (às segundas e quartas, das 17h15 às 18h45, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e terminologia técnica da área (vocabulary). O estudo de temas médicos será realizado com base em material didático internacional, iniciando-se com o estudo dos sistemas do corpo humano. Nível de proficiência: B1-B2 (intermediário). Público-alvo: estudantes de Medicina da UFFS e de outras universidades. Ministrado pela professora bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Sara Julia Zorzi de Brum.
Curso "Quick medical terminology (B1-B2)" (encerrado)
Curso presencial de 32hs de inglês médico (aos sábados, das 9h às 12h, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e terminologia técnica da área (vocabulary). O estudo de temas médicos será realizado com base em material didático internacional, com foco no desenvolvimento de vocabulário das diferentes especialidades médicas, abordadas por meio de vídeos explicativos e casos clínicos. Nível de proficiência: B1-B2 (intermediário). Público-alvo: estudantes de Medicina da UFFS e de outras universidades. Ministrado pelo professor bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Paulo Rafael de Souza.
Projeto "Apoio às demandas linguísticas e socioculturais do NELI" (encerrado)
Seleção de estudantes voluntários, com proficiência em língua inglesa de nível B1 comprovada, para atuarem como criadores de conteúdo digital em inglês geral e médico para ser postado na conta de Instagram do Núcleo de Ensino de Línguas (@neli.pf), além de auxiliarem em demandas específicas junto ao Núcleo, tais quais a aplicação de testes de proficiência e a organização de eventos. Voluntários: Alice Fermiano Alves, Camila Lemos Oliveira, Iully Silva Hilarino, José Felipe Japuz Ihjaz, Heloisa Sena Souza, Sttefanny Gomes Noronha, Giovanna Messagi Caldeira, Rilary Silva Sousa, Nelson Lucas Pernis Nascimento Benedito, Ana Beatriz Schildt Hoff e Makoly Ferreira de Farias.
Curso “Conversação em inglês médico” (encerrado)
Curso presencial de 60hs de inglês médico (às segundas e quintas, das 17h às 19h, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e terminologia técnica da área (vocabulary). Nível de proficiência: B1 (intermediário). Público-alvo: estudantes de Medicina da UFFS e de outras universidades. Ministrado pela professora bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Carolina Baptista dos Santos.
Curso “Conversação em inglês geral (nível A1/iniciante)” (encerrado)
Curso presencial de 60hs de inglês geral (às quartas e sextas, das 17h às 19h, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e desenvolvimento de vocabulário. Nível de proficiência: A1 (iniciante). Público-alvo: comunidade acadêmica e externa. Ministrado pela professora bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Maria Joaquina Bidart Inchauspe.
Curso “Conversação em inglês geral (nível B1/intermediário)” (encerrado)
Curso presencial de 60hs de inglês geral (aos sábados, das 13h30 às 17h30, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e desenvolvimento de vocabulário. Nível de proficiência: B1 (intermediário). Público-alvo: comunidade acadêmica e externa. Ministrado pelo professor bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Lucas Henrique Lopes de Souza.
Curso “Pedagogical training for medicine professors” (encerrado)
Curso presencial de 20hs (aos sábados, das 10h às 12h, mensalmente), exclusivo a professores do Curso de Medicina, com foco no desenvolvimento de competências pedagógicas e linguísticas. Oferta conjunta do NELI e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Campus Passo Fundo. São lidos e discutidos capítulos do livro “A Practical Guide for Medical Teachers” (DENT; HARDEN; DUNT, 2017). Os encontros são conduzidos em inglês e têm como base a exposição oral dos capítulos estudados. Ministrado pela professora Dra. Athany Gutierres.
Minicurso “Produção de textos em inglês para fins internacionais” (encerrado)
Curso presencial de 10hs (às segundas-feiras, das 17h15 às 18h45, mensalmente), com foco na produção de textos orais e escritos para estudantes interessados em realizar estágios/intercâmbios no exterior. Oferta conjunta do NELI e da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV-PF). Nível de proficiência mínimo: A2 (básico). Público-alvo: comunidade acadêmica e externa. Ministrado pela professora Dra. Athany Gutierres. Voluntárias atuantes no semestre 2022.2: Laura Nyland Jost e Patrícia Marcolin.
Projeto “Instagram como suporte complementar à aprendizagem de inglês” (encerrado)
Seleção de estudantes voluntários, com proficiência em língua inglesa de nível B1 comprovada, para atuarem como criadores de conteúdo digital em inglês geral e médico para ser postado na conta de Instagram do Núcleo de Ensino de Línguas (@neli.pf). Voluntárias atuantes no semestre 2022.2: Vanessa Loss Secchi, Valentine Wolmer Spagnol, Julia Helena Glesse, Iully Silva Hilarino e Andressa Schuh.
Curso presencial de 60hs de inglês médico (às segundas e quintas, das 17h às 19h, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e terminologia técnica da área (vocabulary). Nível de proficiência: B1 (intermediário). Público-alvo: estudantes de Medicina da UFFS e de outras universidades. Ministrado pela professora bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Carolina Baptista dos Santos.
Curso “Conversação em inglês geral (nível A1/iniciante)” (encerrado)
Curso presencial de 60hs de inglês geral (às quartas e sextas, das 17h às 19h, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e desenvolvimento de vocabulário. Nível de proficiência: A1 (iniciante). Público-alvo: comunidade acadêmica e externa. Ministrado pela professora bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Maria Joaquina Bidart Inchauspe.
Curso “Conversação em inglês geral (nível B1/intermediário)” (encerrado)
Curso presencial de 60hs de inglês geral (aos sábados, das 13h30 às 17h30, semanalmente), com foco nas habilidades de compreensão audiovisual (listening), produção oral (speaking) e desenvolvimento de vocabulário. Nível de proficiência: B1 (intermediário). Público-alvo: comunidade acadêmica e externa. Ministrado pelo professor bolsista do Programa de Línguas (PROLIN) Lucas Henrique Lopes de Souza.
Curso “Pedagogical training for medicine professors” (encerrado)
Curso presencial de 20hs (aos sábados, das 10h às 12h, mensalmente), exclusivo a professores do Curso de Medicina, com foco no desenvolvimento de competências pedagógicas e linguísticas. Oferta conjunta do NELI e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Campus Passo Fundo. São lidos e discutidos capítulos do livro “A Practical Guide for Medical Teachers” (DENT; HARDEN; DUNT, 2017). Os encontros são conduzidos em inglês e têm como base a exposição oral dos capítulos estudados. Ministrado pela professora Dra. Athany Gutierres.
Minicurso “Produção de textos em inglês para fins internacionais” (encerrado)
Curso presencial de 10hs (às segundas-feiras, das 17h15 às 18h45, mensalmente), com foco na produção de textos orais e escritos para estudantes interessados em realizar estágios/intercâmbios no exterior. Oferta conjunta do NELI e da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV-PF). Nível de proficiência mínimo: A2 (básico). Público-alvo: comunidade acadêmica e externa. Ministrado pela professora Dra. Athany Gutierres. Voluntárias atuantes no semestre 2022.2: Laura Nyland Jost e Patrícia Marcolin.
Projeto “Instagram como suporte complementar à aprendizagem de inglês” (encerrado)
Seleção de estudantes voluntários, com proficiência em língua inglesa de nível B1 comprovada, para atuarem como criadores de conteúdo digital em inglês geral e médico para ser postado na conta de Instagram do Núcleo de Ensino de Línguas (@neli.pf). Voluntárias atuantes no semestre 2022.2: Vanessa Loss Secchi, Valentine Wolmer Spagnol, Julia Helena Glesse, Iully Silva Hilarino e Andressa Schuh.
Projeto "Práticas médicas e vivências socioculturais no município de Passo Fundo-RS" (encerrado)
Trata-se de uma iniciativa da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) da Universidade Federal da Fronteira Sul. A CLEV é um departamento da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), entidade representativa dos estudantes de Medicina do Brasil, reconhecida pela ANDIFES e cadastrada na International Federation of Medical Students Association (IFMSA). A CLEV promove ações de intercâmbios socioculturais, linguísticos e de educação médica em nível nacional e internacional, em parceira com o Núcleo de Ensino de Línguas (NELI) do Campus Passo Fundo, vinculado ao Programa de Línguas (PROLIN) da UFFS. Juntas, CLEV e NELI constituem as instâncias responsáveis por projetos de intercâmbio e internacionalização local em nosso Campus.
Projeto "MEDTalks - aulas em inglês para estudantes de Medicina (2ª edição)" (encerrado)
Em sua segunda edição, o projeto MEDTalks está ofertando aulas abertas para alunos de Medicina da UFFS (Campi Passo Fundo e Chapecó) e da IMED. Os temas abordados nesta edição são: diabetes, virologia, gestação e estresse oxidativo e envelhecimento e qualidade de vida. As aulas estão acontecendo entre os meses de maio e junho, e as interações são todas em inglês. A proposta é coordenada pela professora Athany Gutierres, com a colaboração do professore Rafael Timmermann (UFFS).
Projeto "MEDTalks - aulas em inglês para estudantes de Medicina" (encerrado)
Este projeto originou-se de atividades de ensino do CCR Inglês Médico - Intermediário II, em que professores dos CCRs do domínio específico do Curso de Medicina ministram aulas em inglês para os estudantes, sobre temas que são estudados ao longo do curso, nas diferentes áreas. Alguns dos temas contemplados foram: nascimento pré-maturo, virologia, sono e memória. Neste semestre (2020.2), com o projeto, essas aulas, obrigatórias aos estudantes matriculados no CCR Inglês Médico - Intermediário II, estarão abertas também aos demais discentes da UFFS, incluindo-se ainda, os discentes da IMED e da UFFS Campus Chapecó. Serão 4 aulas ministradas por docentes médicos da UFFS e IMED, nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021. A proposta é coordenada pela professora Athany Gutierres, e conta com a colaboração dos professores Rafael Timmermann (UFFS) e Luiz Artur Rosa Filho (UFFS/IMED).
Projeto "Medical Workshops" (encerrado)
Este projeto de extensão destina-se à oferta de um minicurso de Inglês para Fins Específicos voltado à área médica, que visa a proporcionar aos estudantes do Curso de Medicina a interação com textos médicos, com a terminologia médica (instrumental, anatomia, patologias e doenças), simulações de atendimento clínico e discussão de séries e documentários em Língua Inglesa. Trata-se de uma atividade complementar às aulas de Inglês Médico da matriz curricular do Curso, oferecidas a estudantes de todos os níveis de proficiência. A primeira edição do projeto (2019.2) iniciou no mês de agosto e se estendeu até dezembro, com aulas quinzenais ministradas por estudantes do Curso de Medicina com proficiência B1 em Língua Inglesa. Todos os acadêmicos puderam participar, independentemente de estarem participando das aulas regulares e do nível de proficiência atual. A proposta é coordenada pelos professores Athany Gutierres e Gustavo O. Acrani.