Entre os temas apresentados, estão palestras sobre prevenção e tratamento cardiovasculares, nutrição clínica hospitalar, bancos de leite, segurança alimentar e agricultura familiar, além de dois minicursos sobre amamentação e educação nutricional para crianças, visando a confecção de materiais didáticos.
Os estudantes irão apresentar os trabalhos em comunicações durante o evento. Entre os temas estão estudos sobre escritores portugueses consagrados, como Fernando Pessoa e José Saramago, produção e interpretação textual e ensino da língua espanhola.
A comissão organizadora do evento apostou na diversidade de temas e palestrantes, trazendo profissionais de outras instituições de ensino superior, buscando evidenciar outras realidades na área de atuação da Medicina Veterinária.
As apresentações foram feitas de forma lúdica - os estudantes fizeram teatros, vídeos, jograis, entre outros.
O setor promoveu diversas atividades diferenciadas em 2012, com o objetivo de aprimorar o desempenho acadêmico, melhorar a qualidade de vida dos estudantes e prevenir situações de repetência e evasão.
A abertura da 1ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária contará com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, Eliel de Freitas. Além disso, serão ofertados seis cursos de curta duração nas áreas de avicultura, animais silvestres, suinocultura, oncologia e saúde pública.
A turma de dez alunos do quarto ano aprendeu a fazer uma “pizza almofadinha”, uma receita saudável, que leva vários tipos de legumes, como cenoura e abobrinha, além de milho e ervilha.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Carina Franciscato, existem várias doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano, entre elas as que mais preocupam são a brucelose e a tuberculose.
Para o tutor do PET, professor Adolfo Firmino da Silva Neto, a proposta de trabalhar ensino, pesquisa e extensão com enfoque na produção leiteira na agricultura familiar faz com o que o acadêmico tenha um amadurecimento na graduação muito rápido.
Além disso, a viagem ajudou na articulação de diversos componentes curriculares, como Meio Ambiente, Economia e Sociedade, Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Literatura Hispânica e Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola.
A UFFS é uma das várias instituições da sociedade civil que está contribuindo, de forma institucional, com informações e desenvolvimento de pesquisas sobre o período da Ditadura Militar na região de abrangência de seus cinco campi.
Na coordenação das atividades dos estudantes, o coordenador do curso professor Gentil Ferreira Gonçalves, ressalta que os acadêmicos estavam muito engajados no trabalho.
O próximo fórum está marcado para o dia 22 de novembro, às 13h30min, no auditório do Campus, quando ocorrerá a socialização e sistematização dos grupos de trabalho.
Na primeira fase de vacinação, quando foi feito o primeiro bloqueio, 143 animais receberam a primeira dose da vacina.