O projeto, coordenado pelo professor do curso de Letras da UFFS, Sérgio Roberto Massagli, busca contribuir para a transformação intelectual dos alunos, auxiliando-os a tornarem-se leitores críticos.
A avaliação nutricional faz parte do projeto de extensão “Atuação interdisciplinar na atenção primária à saúde”, o qual integra o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional.
Nos encontros, que são realizados sempre aos sábados, professores e acadêmicos conhecem mais sobre as características dos grandes escritores da língua portuguesa, o contexto em que escreveram as obras e o estilo dessa escrita.
O fato de estar inserido na região de fronteira Sudoeste-Oeste do Paraná levou o campus Realeza da UFFS a assumir o compromisso de contribuir, em diferentes instâncias, momentos e debates, com relação ao tema.
O evento contou com a participação de aproximadamente 900 pessoas, com inúmeras palestras, oficinas, apresentações de trabalhos orais e posters.
A iniciativa é parte de um projeto de aproximação entre o curso de Nutrição - por meio da disciplina de Meio Ambiente, economia e sociedade - e a agricultura familiar.
Neste sábado, dia 26, a partir das 8h, será realizado o quarto encontro na sala 08 da UFFS. O projeto é dirigido a toda comunidade, principalmente acadêmicos e professores.
O público-alvo dessa atividade serão os alunos que recebem Bolsa Permanência e Bolsa Esporte, sendo que estes terão opção de escolher uma das datas ofertadas para participar da palestra.
Além de beneficiar os acadêmicos, o atendimento traz vantagens aos produtores rurais da região, pois as cirurgias são realizadas gratuitamente.
A coordenadora do projeto, professora Amélia Dreyer, explica que os acadêmicos do curso fazem a avaliação nutricional conferindo o Índice de Massa Corpórea (IMC) e medindo a circunferência da cintura, esse último auxilia na verificação do risco de doenças cardiovasculares.
Segundo o coordenador do projeto, professor Clóvis Caetano, esse é um projeto piloto, que tem como objetivo levar atividades práticas de laboratório aos alunos do ensino fundamental.
Cerca de 50 acadêmicos participaram das visitas que foram realizadas na tarde do dia 8 de maio.
O evento faz parte do ciclo de palestras que o grupo PET organiza ao longo do ano, sempre na última sexta feira do mês.
Para encarar os desafios de reformular o projeto, deixá-lo mais coerente com a realidade local e adaptar-se as DCNs, a professora Rozane destacou a necessidade da participação dos acadêmicos na elaboração de propostas.