Perfil do Egresso
O egresso do Curso de Administração Pública está qualificado para compreender os fundamentos constitutivos do Estado e da sociedade, amparado num sólido conhecimento dos temas de interesse público, o que o torna apto para atuar:
a) na gestão pública como agente público (em sentido lato), nas mais diversas áreas de prestação do serviço público (a que tenha acesso por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública);
b) como gestor de organizações públicas (fundações, agências, departamentos, secretarias, ministérios, autarquias, empresas públicas, etc.), estatais (em nível federal, estadual ou municipal) ou não estatais (OSCIPs, ONGs, sistema cooperativo, com ênfase nas cooperativas de produção, de trabalho e de crédito solidário);
c) como formulador e analista de projetos sociais e políticas públicas nessas mesmas organizações.
Terá, assim, sua prática e atuação profissional voltadas à compreensão e à pesquisa e à investigação sobre o Estado, o Governo, a Administração Pública, a Gestão Pública, a Gestão Social e a Gestão de Políticas Públicas.
Em consonância com Res. 1/2014-CNE e com o Parecer CNE-CES 266/2010, as competências acima elencadas pressupõe o desenvolvimento das seguintes habilidades:
-
reconhecer, definir e equacionar problemas de interesse público;
-
pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos;
-
exercer o processo da tomada de decisão e da formulação de políticas, programas, planos e projetos públicos e para desenvolver avaliações, análises e reflexões críticas sobre a área pública;
-
desenvolver consciência quanto às implicações éticas do exercício profissional, em especial a compreensão do ethos republicano e democrático e o compromisso com o desenvolvimento (econômico, social, cultural) regional.
-
expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e socioculturais, desenvolvendo expressão e comunicação adequadas aos processos de negociação e às comunicações interinstitucionais.