Perfil do Egresso
Perfil do Egresso: Perfil do Egresso - Matriz Curricular 2012 O licenciado em Ciências Biológicas deverá ser um profissional que atenda aos requisitos da formação do Biólogo (Resolução CNE/CES 07 de 11 de março de 2002) e do professor de Ciências do Ensino Fundamental e Biologia do Ensino Médio, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio, e as recomendações do MEC para os Cursos de Licenciatura, conforme o Art. 62 da Lei 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação, e as Resoluções CNE/CP 1 e 2 de 2002. O Curso de Ciências Biológicas da UFFS pretende formar o licenciado em Ciências Biológicas com formação generalista, ético, com competência para refletir, criticar, agir e atuar com responsabilidade, solidariedade e qualidade nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e área de sua interface, gerando conhecimentos básicos e aplicados. Neste perfil, o egresso deverá ter competência técnico-científica, ético-política, socioeducativa para: a) Atuar na formação inicial e continuada em Ciências Biológicas e de professores do Ensino Fundamental e Médio; b) Possuir uma visão transdisciplinar e integrada das Ciências Biológicas, estando devidamente familiarizado com os conhecimentos da grande Área e com a metodologia científica e pedagógica, em seus múltiplos aspectos teórico-práticos; c) Atuar como professor de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio em todos os espaços e ambientes da educação formal ou não formal, tais como nos programas de educação de jovens e adultos, de educação profissional, de educação para grupos caracterizados pela diversidade e de divulgação em diferentes mídias; d) Portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental; e) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das Ciências Biológicas referente a conceitos/princípios/teorias; f) Utilizar dos conhecimentos da Ciência básica e aplicada e suas tecnologias, bem como das ciências humanas e sociais como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas ambientais e gerais; g) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade; h) Dominar os princípios gerais e fundamentais da Ciência clássica e moderna, das especificidades das concepções biológicas e de seus impactos sobre o ambiente, a sociedade e a cultura, da didática, das ciências humanas e sociais e das respectivas metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino; i) Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas biológicos e ambientais, experimentais ou teóricos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais apropriados; j) Realizar o planejamento e o desenvolvimento de diferentes experimentos didáticos em Biologia, reconhecendo os elementos importantes e as estratégias adequadas para um ensino significativo; k) Planejar, desenvolver ou adaptar materiais didáticos na área de Ciências Biológicas utilizando textos, tabelas, gráficos, imagens e formalismo de modo balanceado, roteiros de laboratório, demonstrações com equipamentos ou simulações em computadores e redes, identificando os elementos relevantes às estratégias adequadas; l) Atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-científica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela; m) Saber distinguir entre prioridades e intervir sobre situações problemas através de ações educativas, refletindo o comprometimento com a realidade ambiental e de ensino vigentes no país, visando atender em seu processo de trabalho as necessidades socioambientais sustentáveis.; n) Atuar multi e interdisciplinarmente junto a ações de ensino, pesquisa e extensão, através de sua qualificação para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual com senso de responsabilidade social; o) Atuar com qualidade e responsabilidade em prol de ações educativas relacionadas à conservação e manejo da biodiversidade e meio ambiente visando à melhoria da qualidade de vida; p) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes; q) Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação; r) Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo; s) Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos; *Fonte: PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura. Perfil do Egresso - Matriz Curricular 2020 O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UFFS, campus Realeza, tem como finalidade formar um profissional licenciado em Ciências Biológicas com perfil generalista, ético, reflexivo, crítico, que possa agir e atuar com responsabilidade, solidariedade e qualidade nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e áreas de sua interface. Assim, espera-se que o egresso do curso de licenciatura de Ciências Biológicas da UFFS adquira um repertório de saberes que o qualifiquem para atuar como docente na Educação Básica pública, no âmbito do ensino, da gestão educacional e da coordenação pedagógica e dos processos de produção e difusão do conhecimento. Tais saberes são constituídos por competências específicas que abrangem conhecimentos profissionais teórico-conceituais,habilidades da prática profissional e engajamento profissional, que articulados entre si, lhe possibilitarão dominar e disseminar o conhecimento e saberes a serem ensinados reconhecendo os contextos onde está inserido, seja ele no contexto escolar ou na sociedade como um todo; propor, desenvolver e avaliar suas ações, de forma intencional e metódica e em cooperação com o coletivo escolar, de forma que o egresso esteja capacitado para: identificar e analisar problemáticas oriundas do contexto escolar que envolvam políticas públicas, do currículo escolar, processos de ensino e aprendizagem, inclusão e desenvolvimento de uma educação de qualidade e democrática; desenvolver suas atividades profissionais pautadas pela ética em cumprimento as normas jurídicas da educação e direitos humanos, sendo capaz de reconhecer a diversidade e a inconclusividade humana e no conhecimento crítico da realidade e dos processos formativos, colocando em prática o princípio que todos são capazes de aprender; bem como, aprofundar-se nos estudos no âmbito da formação continuada, buscando aprimorar saberes que são indispensáveis ao exercício da sua prática e desenvolvimento profissional. Ainda, o curso visa a formação do professor pesquisador, que possua adequada fundamentação teórico-prática como base para desempenhar com competência as funções da docência em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio e áreas afins. Nesse contexto, o egresso do Curso de Ciências Biológicas da UFFS deverá ter competência técnico-científica, ético-política, socioeducativa as quais englobam as três dimensões fundamentais das competências específicas e suas habilidades, estabelecidas na Resolução 02/2019/CNE/CP: 1. Dimensão Conhecimento Profissional: • Possuir uma visão transdisciplinar e integrada das Ciências Biológicas, estando devidamente familiarizado com os conhecimentos da área e com a metodologia científica e pedagógica, em seus múltiplos aspectos teórico-práticos; • Entender o processo histórico de produção do conhecimento das Ciências Biológicas referente a conceitos/princípios/teorias; • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade; • Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas biológicos e ambientais, experimentais ou teóricos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais apropriados; • Compreender os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos onde a escola se insere buscando estabelecer formas adequadas de aprendizagem que levem em conta diferentes metodologias, estratégias de ensino e formas de avaliação, considerando ainda a inclusão de estudantes com diferentes necessidades e deficiências, para que haja aprendizados significativos. 2. Dimensão Prática Profissional: • Realizar o planejamento e o desenvolvimento de diferentes experimentos didáticos em Biologia, reconhecendo os elementos importantes e as estratégias adequadas para um ensino significativo; • Utilizar dos conhecimentos da Ciência básica e aplicada e suas tecnologias, bem como das ciências humanas e sociais como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas; • Dominar os princípios gerais e fundamentais da Ciência clássica e moderna, das especificidades das concepções biológicas e de seus impactos sobre o ambiente, a sociedade e a cultura, da didática, das ciências humanas e sociais e das respectivas metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino; • Saber distinguir entre prioridades e intervir sobre situações problemas através de ações educativas, refletindo o comprometimento com a realidade social, econômica e ambiental no país, visando atender em seu processo de trabalho às necessidades socioambientais sustentáveis; • Atuar com qualidade e responsabilidade em prol de ações educativas relacionadas à conservação e manejo da biodiversidade e meio ambiente visando à melhoria da qualidade de vida; 3. Dimensão Engajamento Profissional: • Reconhecer que o conhecimento não e estático e que há necessidade de constante atualização devendo assim assumir o compromisso com seu autodesenvolvimento e por consequência com a melhoria do ensino. • Atuar multi e interdisciplinarmente junto a ações de ensino, pesquisa e extensão, através de sua qualificação para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual com senso de responsabilidade social; • Atuar como docente na Educação Básica pública, no âmbito do ensino, participar da gestão educacional e coordenação pedagógica com competência técnico-científica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela; • Atuar como professor de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio em todos os espaços e ambientes da educação formal ou não formal, tais como nos programas de educação de jovens e adultos, de educação profissional, de educação para grupos caracterizados pela diversidade e de divulgação em diferentes mídias; • Desempenhar um papel de educador consciente de sua função na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental e da inclusão, buscando um engajamento entre as famílias, comunidade, escola e instâncias de governança da educação; • Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes.