Acadêmica de Medicina Veterinária de Realeza é selecionada para participar de Curso de Verão em Farmacologia
A seleção nacional foi acirrada, como explica a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFPR, Suelen Boschen. “Tivemos muitos inscritos das regiões Nordeste, Norte, alguns poucos da região Sudeste e também do Norte paranaense”, detalha.

Publicado em: 11 de dezembro de 2012 19h12min / Atualizado em: 13 de abril de 2017 08h04min

Entre os mais de 60 inscritos para participar do 5º Curso de Verão em Farmacologia, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Farmacologia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está uma acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A estudante da sexta fase, Camila Paula Baron, foi uma das 25 pessoas selecionadas para fazer o curso, que será realizado no período de 18 a 23 de fevereiro de 2013, em Curitiba.

A seleção nacional foi acirrada, como explica a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFPR, Suelen Boschen. “Tivemos muitos inscritos das regiões Nordeste, Norte, alguns poucos da região Sudeste e também do Norte paranaense”, detalha.

Segundo a acadêmica Camila, a aprovação para participar do curso é uma vitória, já que ela ainda está na metade do curso de Medicina Veterinária. “Com isso, a gente já começa a definir as áreas que quer atuar e daquilo que gosta. Terei oportunidade de rever e aprender vários novos conteúdos em uma instituição muito bem conceituada em todo o país”, comenta.

Os alunos foram selecionados com base no histórico acadêmico e currículo vitae, sendo pré-requisito para a inscrição ter ou estar cursando a disciplina de Farmacologia. A matéria é vista na quinta fase do curso de Medicina Veterinária, que é ministrada pelo professor Valfredo Schlemper. “Existe uma estreita relação entre os conteúdos programáticos do Curso de Verão e da disciplina de Farmacologia da UFFS. Entretanto, o nível de aprofundamento é um pouco maior, principalmente porque, em seguida ao conteúdo teórico, os participantes podem exercer a prática”, explica Schlemper.

Também de acordo com o professor, o Curso de Verão é de nível Latu Sensu, o que possibilita ao profissional formado a concorrer em seleções importantes de mestrado, como outros programas da região Sul e Sudeste do país.

O curso de Farmacologia tem como principal objetivo familiarizar recém-formados e alunos de graduação de instituições de ensino superior, das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, com conteúdo teórico e prático de Farmacologia e Toxicologia, além das linhas de pesquisa do Departamento de Farmacologia da UFPR. Serão abordados aspectos referentes às seguintes áreas: produtos naturais, neurociências, dor, inflamação, febre e toxicologia. As aulas são promovidas por mestrandos e doutorandos do curso de Pós-graduação em Farmacologia.