Publicado em: 04 de outubro de 2012 17h10min / Atualizado em: 24 de abril de 2017 13h04min
O convívio e o atendimento ao grupo de idosos do Centro Dia de Realeza despertou a criatividade das acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. Elas transformaram radicalmente o jogo de bingo, considerado ilegal no Brasil desde 2004, para trabalhar a importância da ingestão de frutas. Assim foi criado o “bingo das frutas”, uma atividade educativa aprovada pelo grupo da terceira idade que participou da dinâmica nesta quinta-feira (4).
Os números de azar das cartelas foram substituídos por imagens de frutas, como mamão, laranja, ameixa, entre outras. A cada item sorteado, as acadêmicas explicavam os benefícios para a saúde de cada alimento, o modo de preparo e algumas curiosidades. A atividade faz parte dos projetos de extensão “Atuação interdisciplinar na atenção primária à saúde” e “Ações educativas em alimentos e Nutrição”, os quais integram o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional – Nutrisan.
O resultado positivo da atividade era notado pelo interesse dos idosos em aprender mais sobre esses alimentos, como no caso da aposentada Alice Analee, de 80 anos, que não conhecia o kiwi, uma fruta de origem chinesa, geralmente cultivada nos estados da região Sul do Brasil. “Ainda não sei qual é o gosto do kiwi, mas achei a atividade boa, porque a gente aprende a conhecer melhor as frutas”, comenta.
A coordenadora do Programa, professora Amélia Dreyer Machado, explica que devido ao avanço da idade e à limitação na realização de atividades físicas, o fluxo intestinal pode ficar mais lento, sendo que a ingestão de frutas, por serem ricas em fibras, contribuem para a diminuição desse problema. “Além disso, esses alimentos são fontes de nutrientes e sais minerais essenciais para a manutenção de todas funções orgânicas. Trabalhar esse tema em forma de jogo promove a interação entre as partes e o aprendizado é muito melhor”, completa.
O bingo das frutas foi criado pelas acadêmicas da sexta fase, Daniela Menin e Sarajane Marciniak, e da quarta fase, Camila Tureck e Mariza Luft. A ideia surgiu durante os atendimentos ao grupo de idosos que aprecia o tradicional jogo de bingo. “Para envolver o assunto nutrição, retiramos os números e desenvolvemos uma cartela com frutas. É uma forma mais dinâmica de trabalhar e despertar o interesse dos idosos, como uma senhora que participou da brincadeira comentou: 'vivendo e aprendendo'”, explica a acadêmica Camila Tureck.
De acordo com a coordenadora do Centro Dia do Idoso de Realeza, Eunice Schmidt Zilio, no local são ofertados serviços de proteção sócio-assistenciais, e em média 20 pessoas são atendidas mensalmente. “O envolvimento da UFFS nesse trabalho é importante, pois os acadêmicos trazem atividades diferenciadas para eles, que promove a socialização do grupo e agrega conhecimento”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS