Acadêmicos de Ciências do Campus Realeza conhecem ecossistema do litoral paranaense
Além de deslumbrarem o ecossistema do litoral paranaense, os 76 acadêmicos puderam praticar algumas técnicas de coleta de dados de pesquisas oceanográficas e na área de biologia.

Publicado em: 05 de junho de 2012 13h06min / Atualizado em: 03 de maio de 2017 13h05min

Os acadêmicos do curso de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foram conhecer o ecossistema marinho na Baia de Paranaguá, por meio do Projeto Litoral Nota CEM, desenvolvido no Centro de Estudos do Mar (CEM), instituto de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A atividade serve para complementar os estudos desenvolvidos na disciplina de Zoologia, e foi realizada com as turmas da terceira e quinta fases do curso, no mês de maio.

Além de deslumbrarem o ecossistema do litoral paranaense, os 76 acadêmicos puderam praticar algumas técnicas de coleta de dados de pesquisas oceanográficas e na área de biologia. As atividades foram realizadas no Balneário de Pontal do Sul – no município de Pontal do Paraná, onde está instalado o CEM – na Ilha do Mel e na Ilha das Peças, local em que os estudantes conheceram um Posto Avançado de Pesquisa e o manguezal.

O professor da disciplina, Daian Guilherme Pinto de Oliveira, explica que na zoologia geral a maioria dos animais apresentados durante as aulas são exclusivamente marinhos ou predominantemente marinhos, entretanto cerca de 70% dos acadêmicos não conheciam o mar. “É complicado chamar a atenção dos estudantes quando eles nunca ouviram falar de determinados organismos ou tiveram algum contato. A viagem é uma forma de sensibilização, pois eles têm o contato com algo que não é comum à região e futuramente será um assunto que os acadêmicos deverão trabalhar em sala de aula”.