Acadêmicos de Medicina Veterinária têm aulas práticas sobre resíduos sólidos
Cerca de 50 acadêmicos participaram das visitas que foram realizadas na tarde do dia 8 de maio.

Publicado em: 09 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 04 de maio de 2017 14h05min

Para trabalhar de maneira prática com a situação dos resíduos sólidos, na disciplina de Introdução à Ecologia, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza conheceram o trabalho da Associação de Apoio aos Agentes Ambientais (Apara) e uma unidade de tratamento de água, gerenciada pela Sanepar. Cerca de 50 acadêmicos participaram das visitas que  foram realizadas na tarde do dia 8 de maio.

Além de contribuir com o aprendizado dos acadêmicos, as aulas de campo incentivam a conscientização e a multiplicação do conhecimento, como explica a professora do curso Susana Schlemper. “Poderíamos ficar teorizando sobre a situação atual do lixo no planeta, mas decidimos conhecer, na prática, os caminhos que o lixo faz em Realeza. Além disso, observamos como é realizado o tratamento de água. As disciplinas práticas são fundamentais para sedimentar a aprendizagem”.

As calouras no curso de Medicina Veterinária Francielli Ambrosini e Fernanda Pinheiro destacam que as aulas de campo são iniciativas importantes, pois elas mostram a realidade tanto da destinação do lixo, quanto do tratamento de água em Realeza. “Ao vivenciar isso, com certeza, a gente agrega mais informações sobre o assunto”, avalia Francielli. “Iremos ao ambiente, então vamos levar o que estamos vendo agora para o nosso dia-a-dia”, comenta Fernanda.

A atividade conta com a parceira da Prefeitura de Realeza, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que busca apresentar o município e a região aos acadêmicos.