Publicado em: 09 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 04 de maio de 2017 14h05min
Para trabalhar de maneira prática com a situação dos resíduos sólidos, na disciplina de Introdução à Ecologia, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza conheceram o trabalho da Associação de Apoio aos Agentes Ambientais (Apara) e uma unidade de tratamento de água, gerenciada pela Sanepar. Cerca de 50 acadêmicos participaram das visitas que foram realizadas na tarde do dia 8 de maio.
Além de contribuir com o aprendizado dos acadêmicos, as aulas de campo incentivam a conscientização e a multiplicação do conhecimento, como explica a professora do curso Susana Schlemper. “Poderíamos ficar teorizando sobre a situação atual do lixo no planeta, mas decidimos conhecer, na prática, os caminhos que o lixo faz em Realeza. Além disso, observamos como é realizado o tratamento de água. As disciplinas práticas são fundamentais para sedimentar a aprendizagem”.
As calouras no curso de Medicina Veterinária Francielli Ambrosini e Fernanda Pinheiro destacam que as aulas de campo são iniciativas importantes, pois elas mostram a realidade tanto da destinação do lixo, quanto do tratamento de água em Realeza. “Ao vivenciar isso, com certeza, a gente agrega mais informações sobre o assunto”, avalia Francielli. “Iremos ao ambiente, então vamos levar o que estamos vendo agora para o nosso dia-a-dia”, comenta Fernanda.
A atividade conta com a parceira da Prefeitura de Realeza, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que busca apresentar o município e a região aos acadêmicos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31 de janeiro de 2025
Chapecó
30 de janeiro de 2025
Cerro Largo
30 de janeiro de 2025
Editora
29 de janeiro de 2025
Nossa UFFS