Alunos do PET Medicina Veterinária da UFFS – Campus Realeza realizam trabalhos em propriedade rural
A equipe composta por sete alunos e dois professores se deslocou do município de Realeza até o Sítio Aleseir, onde montaram uma estrutura de laboratório de campo para a coleta e processamento inicial das amostras biológicas.

Publicado em: 25 de abril de 2012 14h04min / Atualizado em: 04 de maio de 2017 14h05min

Os alunos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizaram uma atividade no município de Santo Antônio do Sudoeste, na propriedade da família Barichello, o sítio Aleseir. A família Barichello foi a primeira a receberem as atividades do PET em sua propriedade.

Segundo o tutor do programa, professor Adolfo Firmino da Silva Neto, eles representam um segmento importante da pecuária leiteira regional, pois apesar das dificuldades iniciais conseguiram com muita determinação atingir um bom grau de tecnificação e com isso se consolidaram na atividade. Além disso, buscam sempre informação visando melhoria da produção, o que os torna um exemplo a ser seguido por outros produtores.

A equipe composta por sete alunos e dois professores se deslocou do município de Realeza até o Sítio Aleseir, onde montaram uma estrutura de laboratório de campo para a coleta e processamento inicial das amostras biológicas. Lá, sob orientação do professor Fagner Freitas, foram realizados exames parasitológicos em todo o rebanho com o objetivo de identificar parasitos responsáveis por perdas na produção leiteira. 

De acordo com o professor Adolfo, a realização dos exames parasitológicos possibilitou, além do treinamento dos alunos, o fornecimento de uma assistência técnica ao produtor. “A realização de exames parasitológicos no rebanho é de suma importância, pois dará subsídios para que sejam evitados gastos com medicamentos e tratamentos desnecessários, reduzindo assim os custos da produção”, afirmou.