Campus Realeza divulga programação do XIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicado em: 09 de outubro de 2024 13h10min / Atualizado em: 09 de outubro de 2024 13h10min

Nos dias 14 a 18 de outubro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promove o XIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). A programação completa do Campus Realeza inclui uma série de palestras, oficinas e rodas de conversa, além de reservar um momento especial para os estudantes do Ensino Médio da região. O evento é dedicado ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e artístico.

Para a abertura, no dia 14, haverá a palestra com um dos roteiristas do Canal Meteoro Brasil, Weverton Carlos Ferreira Trindade, doutor em Ecologia e Conservação, pela Universidade Federal do Paraná. A palestra intitulada “Piratas da natureza: como a biopirataria está saqueando a biodiversidade e os saberes tradicionais?” tem vinculação com a temática do XIII SEPE “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, relacionando-se com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

UFFS Portas Abertas

A programação também é dedicada aos estudantes do Ensino Médio da região Sudoeste incluindo atividades pedagógicas em diferentes laboratórios, Hospital Veterinário Universitário e bloco de salas de aula. Pelo UFFS Portas Abertas os estudantes conhecem o ambiente universitário, participando de experiências didáticas e jogos pedagógicos organizados pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos do Campus Realeza.

A visitação ao Campus Realeza será nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no horário das 8h30 às 11h30.

Apresentação de trabalhos

Sendo um evento de caráter científico, o XIII SEPE agrega apresentações de trabalhos produzidos pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação do Campus Realeza. O objetivo é promover a difusão e a socialização da produção acadêmica realizada na UFFS, dando visibilidade aos trabalhos acadêmicos desenvolvidos a partir de ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura.

Ao todo, serão 184 apresentações orais de trabalhos no Campus Realeza, as quais serão realizadas nos dias 15 e 16, nos períodos da tarde e da noite. O ensalamento pode ser conferido aqui. (em breve)

Encerramento

Para a finalização do evento, no dia 18, haverá a palestra “Como utilizar a IA a nosso favor na Educação”, que será ministrada por Bruna Machado Mulinari, mestra em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Curitiba e co-fundadora da empresa DATAPLAI (Dados e Aplicações de Inteligência Artificial).

Além disso, haverá a entrega das menções honrosas aos melhores trabalhos apresentados no XIII SEPE Campus Realeza.

Confira a programação completa:

Dia 14/10

19h10min Atividade Cultural: Ritmos da Tradição - Abertura do XIII SEPE com o grupo de dança do CTG Sinuelo da Saudade

20h15min Palestra de abertura intitulada “Piratas da natureza: como a biopirataria está saqueando a biodiversidade e os saberes tradicionais?”, com o palestrante Weverton Carlos Ferreira Trindade, Doutor Ecologia e Conservação, pela Universidade Federal do Paraná, atualmente roteirista do Canal Meteoro Brasil

Dia 15/10

Tarde: Apresentação oral de trabalhos submetidos ao XIII SEPE

Noite: Apresentação oral de trabalhos submetidos ao XIII SEPE

Dia 16/10

Tarde: Apresentação oral de trabalhos submetidos ao XIII SEPE

Noite: Apresentação oral de trabalhos submetidos ao XIII SEPE

Dia 17/10

Manhã: Projeto UFFS de Portas Abertas - Visitação das escolas

Oficina Pedagógica: Explorando Sabores: Descobrindo a Horta e os Segredos da Alimentação

Esta atividade tem como objetivo proporcionar uma experiência prática e educativa, combinando a descoberta dos alimentos cultivados na horta com ensinamentos sobre alimentação saudável e nutrição. As crianças terão a oportunidade de explorar a horta, aprender sobre os benefícios dos alimentos naturais e compreender a importância de uma alimentação equilibrada para o seu bem.

Responsáveis: Prof. Camila Rossi e Noah

Público: Crianças

Local: Horta do Campus

Horário: Início às 14h30min