Publicado em: 11 de agosto de 2016 09h08min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 09h01min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão (NRE), está promovendo discussões sobre a realidade profissional e formativa dos pedagogos. Nesta quinta-feira (11), foi iniciada a segunda etapa de debates a respeito da indisciplina e como lidar com essa situação no espaço escolar. Realizada no Auditório do Campus Realeza, a atividade contou com a participação de aproximadamente 80 profissionais da educação.
Para abordar o tema, foram convidados os promotores de justiça do Ministério Público, Camille Crippa, de Francisco Beltrão, e João Luiz Marques Filho, de Realeza. Ambos abordaram os aspectos legais dos atos de indisciplina e infracionais praticados no ambiente escolar, citando o Estatuto da Criança e do Adolescente e orientando os procedimentos a serem adotados para lidar com essas situações. O debate foi mediado pela professora Daniele Crisley Czuy Manosso, da ouvidora do NRE.
Além disso, foi trabalhada a questão da formação moral, para discutir numa perspectiva pedagógica a temática da disciplina e da indisciplina na escola. Outros temas abordados foram o papel do pedagogo na organização do trabalho escolar e as concepções e desafios na atuação deste profissional da educação. Para abordar os temas, foram convidados os professores da UFFS Gilson Luis Voloski, Cristiane de Quadros, Ronaldo Gimenes Garcia, e os professores do NRE Lucília Golveia e José Lucio Machado.
O evento de formação faz parte do Projeto de Extensão da UFFS chamado “A Identidade do Pedagoga(o) nos Espaços Escolares na Sociedade”. O objetivo é promover rodas de conversa, mesas-redondas, palestras e oficinas para estimular a reflexão, a interação e a construção de projetos e propostas pedagógicas que colaborem na formação de crianças, jovens e adultos.
Coordenado pela professora do Campus Realeza, Cristiane de Quadros, o Projeto de Extensão busca atender cerca de 200 pedagogos. As atividades são realizadas no Campus Realeza e também no Colégio Agrícola de Francisco Beltrão. “A primeira etapa de formação abordou temas como a gestão democrática na escola e a identidade do pedagogo. Agora estamos promovendo uma mobilização referente à indisciplina com uma perspectiva pedagógica e a identidade do pedagogo na contemporaneidade. Na terceira etapa faremos oficinas referentes à avaliação, à gestão escolar e à organização do trabalho na escola”, detalha.
De acordo com a chefe do NRE de Francisco Beltrão, professora Márcia Becker Bonetti, os temas trabalhados estão aliados à Rede de Proteção à Criança, ao Adolescente e à Família, constituída por serviços da área da educação, saúde, assistência social e segurança pública. “Essa parceria entre a UFFS e o NRE é importante para trazer o conhecimento acadêmico aplicado à prática pedagógica na escola. Com isso, podemos fomentar novos projetos para serem disseminados nos 20 municípios atendidos pelo Núcleo”, explica.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim