Campus Realeza finaliza audiências públicas locais para construção do PDI

Publicado em: 11 de julho de 2024 15h07min / Atualizado em: 12 de julho de 2024 16h07min

No dia 5 de julho, o Campus Realeza concluiu a 10ª Audiência Pública para discussão dos principais temas relacionados à construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2032 da UFFS. A apresentação do relatório final foi realizada durante a Sessão do Conselho Comunitário do Campus Realeza. As audiências públicas foram realizadas nos meses de maio e junho e contaram com a participação de setores educacionais, público-municipal, empresarial, organizações sindicais, movimentos sociais, além da comunidade acadêmica, envolvendo docentes, discentes e técnicos administrativos em educação.

As audiências públicas locais fazem parte da etapa diagnóstica de construção do PDI para o Campus Realeza, o que subsidiará a análise do Conselho de Campus para a definição de prioridades e metas para os próximos oito anos. No acumulado, participaram de forma presencial das discussões 179 pessoas, além disso, foi proposto um questionário com base em 10 eixos temáticos definidos para a elaboração do PDI, que foi respondido por 242 participantes.

Apresentação dos resultados durante a 10ª Audiência Pública (UFFS/Ariel Tavares)

Para o diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal, a conclusão da etapa diagnóstica é um passo importante na construção de metas para o PDI, visto que esta formulação será baseada nos resultados da participação da sociedade na coleta de dados e demais informações. “A conclusão da etapa de diagnóstico é de extrema relevância para que, a partir de agora, os Conselhos do Campus e Comunitário se debrucem na construção de prioridades e metas a serem remetidas aos grupos de trabalho responsáveis pela elaboração do planejamento estratégico da Universidade para os próximos oito anos”, comentou.

Na tarde desta terça-feira (9), o relatório foi submetido ao Conselho de Campus. Os conselheiros terão até o final do mês de agosto para a formulação das metas, que serão submetidas a apreciação em sessão conjunta com o Conselho Comunitário. O relatório das audiências públicas locais está disponível na Decisão Nº 9/CONSC RE/UFFS/2024, que definiu o encaminhamento da discussão para as comissões permanentes do Conselho do Campus.

Pela dinâmica, a Comissão Permanente de Ensino, Pesquisa e Extensão terá a responsabilidade de elaborar as metas para os seguintes eixos do PDI: (1) desenvolvimento da graduação, (2) pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, (3) desenvolvimento da pós-graduação e internacionalização, (4) desenvolvimento da extensão e cultura e (6) permanência do estudante e assistência estudantil.

Já a Comissão Permanente de Planejamento, Orçamento e Gestão e a Comissão Permanente de Legislação e Normas abordarão os seguintes eixos: (5) políticas de gestão de pessoas e saúde do trabalhador, (7) gestão e reestruturação organizacional, (8) comunicação institucional da UFFS, (9) manutenção, adequação de infraestrutura, expansão e sustentabilidade financeira e (10) gestão para sustentabilidade ambiental.