Publicado em: 13 de julho de 2023 14h07min / Atualizado em: 13 de julho de 2023 15h07min
Ampliar os conhecimentos teórico-científicos e explorar possibilidades de encaminhamentos metodológicos para a produção textual em sala de aula, essas foram algumas temáticas trabalhadas em um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Oeste. A atividade de extensão voltada ao aprimoramento de práticas pedagógicas foi ofertada a cerca de 15 professores da rede municipal de ensino do município.
O curso de formação teve como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados à produção textual, em diálogo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O curso foi formado por um ciclo de seis oficinas, sendo ministrado pela professora da UFFS Andréia Cristina de Souza. O mesmo curso já havia sido ofertado em 2019 em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Cascavel.
Curso sobre produção textual contou com a participação de 15 professores de Santa Izabel do Oeste (UFFS/Divulgação)
De acordo com Andréia, a formação também buscou explorar estratégias metodológicas para o desenvolvimento dos processos de escrita e reescrita aplicados em sala de aula. “A proposta da ação colaborativa é que se possa, a partir do estudo, refletir e confrontar os conhecimentos prévios para reconstruir novas possibilidades para a prática docente. Nos primeiros encontros, discutimos os pressupostos teórico-metodológicos para a produção textual. A partir do terceiro, começamos a focar no encaminhamento, na correção e na revisão/reescrita da produção textual com o desenvolvimento de atividades nas turmas”, detalhou.
Com os alunos do 4º ano da Escola Rural Municipal Machado de Assis, localizada na Linha São Judas, a professora Sandra Antunes decidiu trabalhar a produção de poemas. A turma formada por oito alunos produziu poemas sobre festa junina, expressando sentimentos e emoções pela festa, para decorar o ambiente escolar com os poemas em bandeirolas. A correção dos textos foi realizada de forma colaborativa, observando elementos do gênero textual – rimas, versos e estrofes –, pontuação e ortografia. “Foi uma prática muito proveitosa. Foi muito importante também porque eles [alunos] aprenderam uma nova forma de correção do texto, corrigindo seu texto, questionando-se e reescrevendo o texto com o auxílio do professor”, comentou sobre a atividade.
Em outra localidade rural de Santa Izabel do Oeste, na linha Nova Estrela, a professora Adrieli Rischik Carvalho realizou a produção de fábulas com os alunos do 4º e 5º anos da Escola Rural Municipal Vereador Elizino Tolomeotti, com o objetivo de montar um livro da turma. “Foram várias aulas trabalhando a mesma produção, acredito que teve um resultado muito positivo, pois levou os alunos a perceberem e refletirem a escrita do seu texto”, disse. Outro fator que motivou a escrita foi a expectativa da digitalização do trabalho. “Após as férias, a turma irá para a sala dos computadores para digitar o texto”, explicou.
Para as duas profissionais, a formação promovida pela UFFS possibilitou o despertar para novas práticas pedagógicas. A professora Sandra comentou que a proposta é de suma importância para sua prática como professora, já que está atuando em sala de aula faz pouco tempo. Já Adrieli falou que o curso a fez refletir sobre a importância de produzir textos em sala de aula com a finalidade de promover a interação entre os sujeitos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31 de janeiro de 2025
Chapecó
30 de janeiro de 2025
Cerro Largo
30 de janeiro de 2025
Editora
29 de janeiro de 2025
Nossa UFFS