O grupo de estudos em “bem-estar animal” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza irá promover uma série de atividades de conscientização a partir deste sábado (08). Professores e acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Nutrição irão distribuir material informativo sobre o bem-estar de animais de produção e de companhia, na Praça Central de Realeza, às 8h. Já na próxima segunda-feira (10), o trabalho será feito nas escolas e colégios da cidade.
A atividade de conscientização está inserida no projeto de extensão “Bem-Estar Animal: a Educação, a Ciência e os Valores”, coordenado pela professora Denise Maria Sousa de Mello, com a colaboração dos professores Susana Regina de Mello Schlemper e Valfredo Schlemper. “O trabalho do grupo de estudos começou em 2011. Ao longo dos anos fizemos projetos abordando o tema com os próprios acadêmicos da UFFS, com profissionais médicos veterinários e consumidores de produtos de origem animal. O grupo também realiza ação educativa nas escolas da rede pública municipal”, explica Denise.
Atualmente, o grupo de estudos conta ainda com mais dois projetos de pesquisa “O bem-estar animal na percepção de produtores de leite da agricultura familiar do município de Realeza-PR” e “Bem-estar animal: avaliação das cinco de liberdades em gado de leite da agricultura familiar no município de Realeza-PR”.
Confira o calendário das atividades:
- Dia 08/02 – a partir das 8h
Entrega de panfletos e conversa sobre bem-estar animal
Local: Praça Central de Realeza
- Dia 10/02 – às 20h
Participação na sessão da Câmara de Vereadores, apresentação das ações do grupo bem-estar animal.
Local: Câmara de Vereadores de Realeza
- Semana do dia 10/02
Visita e entrega de folder informativo sobre bem-estar animal nas escolas da rede pública.