Campus Realeza promove V Congresso Internacional de Memória e Formação Docente
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa “(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores” e será realizado no período de 10 e 13 de setembro

Publicado em: 15 de julho de 2024 15h07min / Atualizado em: 15 de julho de 2024 16h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está organizando o V Congresso Internacional de Memória e Formação Docente para o período de 10 e 13 de setembro. O objetivo desta edição é promover debates sobre a formação inicial e continuada de docentes e a inserção das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. Também há oportunidade para submissão de trabalhos, o prazo para envio foi prorrogado até 10 de agosto.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa “(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores” (TRIPEC) e é destinado a professores e demais profissionais da escola da Educação Básica e da Universidade, gestores da educação, licenciandos e demais interessados.

Sobre a temática desta edição, a pedagoga e integrante do grupo TRIPEC Andreia Florêncio Eduardo de Deus explica que as tecnologias digitais estão presentes em diferentes processos de aprendizagem. “Professores e estudantes têm acesso a uma vasta gama de ferramentas digitais, plataformas de e-learning, recursos interativos, aplicativos educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem dentre outros. Nesta direção é essencial o desenvolvimento de competências digitais pelos professores e pelos estudantes, porém, o manuseio destas ferramentas não bastam, é preciso discutir, pesquisar, problematizar os benefícios e os possíveis malefícios. Diante desta realidade emergente, o V CIMFor se propõe a discutir a inserção das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, para além da formação docente”, detalhou.

Na programação do evento consta uma série de debates e oficinas sobre educação digital, formação de professoras e de professores na América Latina, diversidade, questões étnico-raciais, autismo, musicalização, educação infantil, além de outros assuntos relacionados à formação docente.

Inscrições de trabalhos

Serão aceitos trabalhos nas modalidades de “relato de experiência” e “relato de pesquisa”, os quais deverão ser publicados nos Anais do evento mediante apresentação oral programada para o dia 13 de setembro. Confira as regras e as seções temáticas aqui.

As inscrições para a submissão de trabalhos será até o dia 10 de agosto, por meio do link: https://forms.gle/op9Zg6tV297iFZYc7. A inscrição para os autores e coautores é de R$ 25.

Inscrições para Ouvintes

As inscrições para os ouvintes estão disponíveis até o dia 1º de setembro, por meio do link: https://forms.gle/XrQgMJiuZBewkbZx9.

Estudantes de graduação não pagam inscrição mediante envio do atestado/comprovante de matrícula atual, já para os profissionais da educação básica, da educação superior e demais interessados o valor é de R$ 25, detalhes sobre as formas de pagamento estão descritas no Portal de Eventos da UFFS.

Programação completa V CIMFor:

14h: Solenidade de comemoração dos 15 anos da UFFS
Mediação: Profº Drº Marcos Antônio Beal

Abertura
Palestra: a confirmar
19h: Auditório do bloco A

14h (virtual) Palestra: Os desafios da Educação Digital nos Currículos
Prof. Drº Bento Duarte da Silva - Universidade do Minho - Braga - Portugal

Oficinas:

Of1. A proposta do ensino estruturado: um estudo de caso com estudantes autistas - Profa. Angélica da Silva (Rede pública estadual do estado do Paraná)
14h | Local sala 308

Of2. A potencialidade da musicalização na Educação Infantil - Prof.ᵃ Chelei (rede pública estadual do estado do Paraná)
14h | Local sala 306

Of3. Práticas não formais de educação: experiências de escuta atenta, empatia, mediação e de valorização da comunicação horizontal na interação com a comunidade. Prof. Drª. Juliana Pedreschi Rodrigues -USP
14h | Local sala 302

Mesa redonda: A constituição das licenciaturas: os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) na interação entre a escola, a universidade e a comunidade.
Prof.ᵃ Dr.ᵃ Ilma Passos de Alencastro Veiga (UNB)
Profª. Drª Simone Sandri ( Unioeste Cascavel)
19h | Auditório do bloco A

Oficinas:

Of1. As questões étnico-raciais no contexto brasileiro: caminhos e descaminhos -
Prof.ᵃ Dr.ᵃ Sônia Maria dos Santos Marques (UNIOESTE)
Prof.ᵃ Maª. Lucília Gouveia (Rede pública estadual do estado do Paraná)
14h | Local sala 306

Of2. A proposta do ensino estruturado: um estudo de caso com estudantes autistas - Profa. Angélica (rede pública estadual do estado do Paraná)
14h | Local sala 308

Of3. A potencialidade da musicalização na Educação Infantil - Prof.ᵃ Chelei (rede pública estadual do estado do Paraná)
14h | Local sala 302