Campus Realeza recebe a visita de aproximadamente 350 alunos na finalização da Semana do Diversa
Iniciada na terça-feira (22), o evento contou com variadas atividades acadêmicas e culturais, que tiveram participação e envolvimento direto de acadêmicos, servidores e comunidade regional.

Publicado em: 25 de outubro de 2019 10h10min / Atualizado em: 25 de outubro de 2019 11h10min

Nessa sexta-feira (25), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza recebeu mais de 350 alunos da Educação Básica. A visitação encerra as atividades da IX Semana do Diversa, iniciada na terça-feira (22). O evento contou com variadas atividades acadêmicas e culturais, que tiveram participação e envolvimento direto de acadêmicos, servidores e comunidade regional.

Na visita, os alunos do Ensino Médio das cidades de Planalto, Ampére, Realeza, Santa Izabel do Oeste, Salto do Lontra, Pérola d'Oeste, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste conheceram o trabalho desenvolvido pelos seis cursos de Graduação do Campus Realeza: Medicina Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas, Química, Física e Letras – Português e Espanhol. Além de participar das atividades e interagir com acadêmicos e professores, os visitantes também conhecem a estrutura da UFFS, laboratórios, salas de aula, biblioteca, entre outros espaços.

Alunos de oito cidades da região Sudoeste do Paraná visitaram o Campus Realeza (UFFS/Ariel Tavares)

As oficinas propostas durante a visitação das escolas trouxeram como temáticas: entomologia – ciência que estuda os insetos -, varal de poesias, plantas alimentícias não convencionais, análise sensorial, materiais didáticos e experimentos realizados pelos cursos de Graduação, cirurgia veterinária, práticas de língua espanhola, entre outras.

Sobre as atividades, os alunos da Escola Estadual Candido Portinari, de Ampére, Lucas Greski e Heloíse Carvalho Dellani, ambos de 14 anos, acharam a experiência interessante. “Podemos descobrir o nosso sonho para o futuro, como a química, a física, e outras áreas”, disse Lucas. “Achei muito legal, porque estamos vendo experimentos diferentes daqueles em sala da aula, dá para conhecer novas coisas”, completou Heloise.

Visitantes participaram de diversas atividades propostas pelos seis cursos de Graduação da UFFS, em Realeza (UFFS/Ariel Tavares)

Acompanhando os alunos, estava a professora de língua portuguesa Einetes Spada, que falou como as visitas às Instituições de Ensino Superior podem despertar a curiosidade dos estudantes. “Acho isso importante, pois os alunos podem analisar as práticas e buscar novos horizontes. Mesmo que eles não sigam a profissão dos cursos apresentados aqui, é importante que eles conheçam os laboratórios e como funciona o desenvolvimento das atividades, isso também vem a elevar o conhecimento dos nossos alunos”, analisou.

II Campeonato de Lançamento de Minifoguetes da UFFS

Outra atividade durante a Semana do Diversa foi a final do II Campeonato de Lançamento de Minifoguetes, uma proposta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB) do curso de Física. Cerca de 35 equipes de quatro colégios estaduais de Realeza e Santa Izabel do Oeste participaram da competição. Os estudantes da UFFS desenvolvem oficinas sobre “Construção de Minifoguetes” e o resultado de cada projeto é colocado a prova durante o campeonato. O minifoguete que permanecer mais tempo no ar ganha a competição.

A equipe vencedora da competição foi a “Equipe Alfa”, do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra, de Realeza, com o tempo de 4,8 segundos; na sequência, “Os Guri”, do Colégio Estadual Guilherme de Almeida, de Santa Izabel do Oeste, com tempo de 4,5 segundos; e em terceiro “Os Vulgos”, do Colégio Estadual João Paulo II, que atingiu o tempo de 4,1 segundos.

Balanço

O coordenador Acadêmico do Campus Realeza, professor Ademir Roberto Freddo, que esteve a frente da organização da Semana do Diversa, destacou o balanço positivo das atividades propostas. “O evento é pensado para integrar comunidade acadêmica e regional, além de propor novos olhares e reflexões por meio das palestras e minicursos realizados. Todas as atividades organizadas foram cumpridas, algumas com mais adesão de público do que outras, mas o objetivo do evento foi alcançado”, evidenciou.

IX Semana do Diversa da UFFS finalizou atividades com visitação (UFFS/Ariel Tavares)

A programação da Semana do Diversa também incluía palestras sobre novas tecnologias e diferentes perspectivas de ensino, apresentações culturais e 11 minicursos que contemplaram temáticas como bem-estar animal, práticas de gastronomia, espanhol, internet, editores de trabalho on-line, produção audiovisual, cosmética natural, entre outros.

Galeria de Imagens: