Coordenação Adjunta de Cultura promove exposição Bonecas Dissidentes
Evento será aberto às 19h do dia 24 de março, na Casa da Cultura do município de Realeza.

Publicado em: 22 de março de 2022 14h03min / Atualizado em: 24 de março de 2022 10h03min

Com apoio da Coordenação Adjunta de Cultura da UFFS – Campus Realeza, inicia, na próxima quinta-feira (24), às 19h, na Casa de Cultura do município de Realeza, a exposição denominada Bonecas Dissidentes. Durante o evento será apresentada a obra do artista colombiano Wilson Carvajal pela curadora Ana Carolina Teixeira Pinto. A exposição também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Realeza e teve sua instalação montada pelo artista Diego Reis.

A mostra dos trabalhos artísticos permanece na Casa de Cultura no período de 24 a 29 de março. Nos dias 30 e 31 de março a exposição estará na UFFS - Campus Realeza aberta a toda a comunidade.

Wilson Carvajal é formado em Serviço Social pela Universidade de Antioquia, Medellín, Colômbia. Atualmente desenvolve seu trabalho como ativista, no qual investiga a violência vivenciada por pessoas trans, não binárias e queer na vida cotidiana, os derivados desses conceitos e suas linguagens.

Sobre a exposição

Bonecas Dissidentes é uma série de esculturas que representam o corpo como um território inacabado, transitório, volátil, maleável, moldável e fluido, que resiste e desestabiliza os significados estabelecidos nas rotinas urbanas sob o julgamento masculinizante e feminilizante. Bonecas Dissidentes transforma a paisagem e instala outras imagens e atos alternativos, que ampliam os limites do que é possível físico e socialmente. A obra representa, de forma teatral, as narrativas corporais questionadas pela teoria travesti não binária. Dessa forma, exalta a visibilidade do corpo dissidente contemporâneo como projeto político, que possibilita o respeito às subjetividades das expressões de gênero e sexualidade.