Curso de Letras de Realeza promove viagem para conhecer projeto bilíngue em Dionísio Cerqueira
Além disso, a viagem ajudou na articulação de diversos componentes curriculares, como Meio Ambiente, Economia e Sociedade, Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Literatura Hispânica e Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola.

Publicado em: 14 de novembro de 2012 13h11min / Atualizado em: 19 de abril de 2017 15h04min

Professores e acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza realizaram uma viagem de estudos para as cidades gêmeas de Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. O objetivo da visita foi observar a realidade de escolas de fronteira para estudar o Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira (PEIBF) e as relações econômicas e sociais daquela região.

Foram visitadas as escolas de Educação Básica Dr. Theodureto de Faria Souto, em Dionísio Cerqueira, e “Escuela de Frontera de Jornada Completa nº 604”, em Bernardo de Irigoyen, nos dias 12 e 13 de novembro. A viagem envolveu os acadêmicos da segunda fase, que pesquisaram sobre os aspectos sociais e econômicos da região, enquanto os estudantes da sexta fase do curso observaram a aplicação do PEIBF em sala de aula, já que há intenção de consolidar uma parceria com a UFFS – Campus Realeza.

De acordo com a professora Ana Carolina Teixeira Pinto, a parceria contribuirá para o desenvolvimento de práticas de ensino da língua espanhola, além de promover o intercâmbio cultural e a troca de experiências de aprendizagem entre acadêmicos, professores e alunos. “É importante promover a parceria para realizarmos o estágio supervisionado em língua espanhola, além de fazer um apoio pedagógico a essas duas escolas, já que elas não possuem uma universidade tutora no projeto”.

Além disso, a viagem ajudou na articulação de diversos componentes curriculares, como Meio Ambiente, Economia e Sociedade, Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Literatura Hispânica e Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola.

“O fato de construirmos juntos os planos de ensino, e de mantermos diálogo aula a aula, produz muito mais sentido para o aluno pensar a temática educação ambiental em um espaço de fronteira e refletir que esses discursos fazem parte da língua”, destaca a professora de Língua Espanhola, Marilene Lemos.

Já a professora de Meio Ambiente, Economia e Sociedade, Ângela Della Flora, destaca que o estudo tem como objetivo observar como os professores da região de fronteira relacionam o aprendizado sobre meio ambiente com as questões econômicas e sociais do local.

Projeto Escolas Interculturais Bilíngue de Fronteira

O projeto, criado em 2005 pelo Ministério da Educação, busca introduzir o bilinguismo em escolas públicas do ensino fundamental nas regiões de fronteira do Brasil com países que compõem o Mercosul. Além da viagem de estudo para ver na prática como funciona o PEIBF, os professores da UFFS foram convidados a participar de capacitações para desenvolver o projeto no Campus Realeza.

Realizada em Posadas, na província de Misiones, na Argentina, nos dias 7 e 8 de novembro, a capacitação abordou a metodologia usada no PEIBF e também ocorreu simultaneamente a socialização das diversas atividades e trabalhos realizados durante o ano letivo de 2012. Participaram do evento os professores Marcos Silva e Ana Carolina Teixeira Pinto.