Curso de Nutrição, em Realeza, desenvolve curso de boas práticas de manipulação de alimentos
No primeiro encontro, o grupo recebeu orientações sobre a higiene do manipulador de alimentos e como deve ser a infraestrutura do local onde o alimento será produzido.

Publicado em: 06 de junho de 2012 14h06min / Atualizado em: 03 de maio de 2017 13h05min

Com objetivo de orientar merendeiras, cozinheiras e produtores familiares rurais quanto às boas práticas de manipulação de alimentos, o curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu um curso sobre o tema. Ao todo, serão realizados três encontros, sendo que o primeiro dia de palestras ocorreu na noite desta terça-feira (5), na Casa de Cultura. O evento reuniu cerca de 30 participantes.

No primeiro encontro, o grupo recebeu orientações sobre a higiene do manipulador de alimentos e como deve ser a infraestrutura do local onde o alimento será produzido. Também foram realizadas algumas dinâmicas em grupo, em uma delas os participantes pintaram as mãos com tinta guache para aprenderem a lavar as mãos corretamente antes do preparo de alimentos.

A cozinheira de hospital, Vanda Woycik, foi uma das voluntárias durante a dinâmica em grupo. Para ela, quanto mais conhecimento sobre o assunto, melhor será o ambiente de trabalho. “Fiquei surpresa com a quantidade de bactérias que podemos encontrar nas mãos. Isso é um aprendizado que a gente leva para melhorar cada vez mais, cuidar mais da higiene tanto para nossa saúde, como dos pacientes”, complementou.

Sobre a contaminação de alimentos por micro-organismos, o professor de microbiologia da UFFS, Alexandre Carvalho de Moura, explica que os manipuladores devem ter muito cuidado com esse tipo de contaminação. “Uma multiplicação exagerada desses micro-organismos pode causar doenças alimentares, surtos e algumas levarem, inclusive, ao óbito”.

O professor também alerta sobre alguns cuidados simples que todos podem fazer antes de manusear qualquer alimento. “Dois cuidados essenciais são: a recepção desse alimento, conhecer a origem deles, e o segundo é a higiene no transporte, armazenamento e na manipulação dos alimentos, esse um dos mais importantes”, explica Moura.

As palestras sobre boas práticas de manipulação de alimentos fazem parte do Programa de Extensão NutriSan – Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvido pelo curso de Nutrição da UFFS. “Além do município de Realeza, vamos atender os municípios de Capanema e Santa Izabel do Oeste. A ideia de abranger outras cidades é promover saúde aos escolares da região, o que significa que teremos menos custos com saúde no futuro”, destaca a coordenadora do curso e do projeto, Camila Elizandra Rossi.

As palestras são proferidas por bolsistas e voluntários de extensão do curso de Nutrição, que montam todo o material de estudo com a supervisão dos professores de cada disciplina. “Como eu ainda não tive essa matéria no curso, a gente teve que estudar, aprender e se aprofundar no tema para realizar a palestra. Estou muito instigada em sensibilizar os participantes para que eles aprendam também”, comenta a acadêmica da quinta fase, Sabrinne Luana Colling.

Em Realeza, o segundo encontro está marcado para o dia 12, às 19h, na Casa de Cultura, quando será abordado o tema higiene do ambiente de trabalho e rotulagem nutricional. Já o terceiro encontro, será realizado no dia 18, na UFFS. Na ocasião, os participantes irão retomar o conteúdo ministrado, por meio de uma oficina culinária.

O curso de Nutrição também irá contemplar 10 produtores familiares do curso com rótulos nutricionais, em Realeza. Cada um receberá um rótulo contendo a informação nutricional, calculada e elaborada para um produto seu.

Nos meses de agosto e setembro, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos será proferido no município de Santa Izabel do Oeste, e em outubro e novembro ocorrerá em Capanema, entretanto o conteúdo sobre rotulagem de alimentos não será ministrado ainda, em vista dos demais conteúdos serem prioritários.