O Curso de Física recebeu nota 4, destacando-se nos aspectos de organização didático-pedagógica e corpo docente. No primeiro aspecto, o apoio ao discente, por meio do Programa de Assistência estudantil, além de outras ações que visam à melhoria do desempenho acadêmico ficaram em evidência. Sobre o corpo docente, a comissão avaliou que o órgão colegiado do curso está bem regulamentado e institucionalizado.
O coordenador do Curso de Física, Eduardo Almeida, disse que o resultado garante o reconhecimento do curso e o diploma para os acadêmicos concluintes. “Recebemos uma avaliação positiva na dimensão organização didático-pedagógica e na dimensão corpo docente, isso significa que o nosso curso está bem estruturado e em sintonia com a proposta de desenvolvimento da Universidade e também que possuímos um corpo docente qualificado atuante no curso”, explica.
Já o curso de Química recebeu nota 3, sendo destaque a dimensão do corpo docente, que na visão dos avaliadores é competente e possui um percentual de capacitação e titulação adequadas ao cumprimento das diretrizes propostas para o curso.
De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, João Alfredo Braida, esse resultado ainda precisa ser homologado pelo MEC/INEP, além disso a universidade deve manifestar-se, validando o resultado ou pedindo sua impugnação. “Se a avaliação for validada pela Universidade e o MEC/INPEP homologá-la, é emitida a portaria de reconhecimento do curso”, explica.
O coordenador acadêmico do Campus Realeza, Clóvis Alencar Butzge, enfatiza que os núcleos docentes estruturantes de ambos os cursos avaliados irão, nos próximos dias, reunir-se para analisar os relatórios de reconhecimento, a fim de posicionar-se quanto aos resultados. Butzge ressalta que esta foi uma etapa importante na implantação dos cursos, pois o relato dos avaliadores permitirá o replanejamento das ações dos cursos, visando melhorar ainda mais suas condições de atuação. “Por um lado, aprendemos muito com esse processo, o que nos possibilitará qualificar nossos cursos; por outro lado, ficamos satisfeitos com as notas alcançadas, pois demonstram que estamos no caminho certo, graças ao esforço de docentes, técnico-administrativos em educação e discentes, além do esforço da comunidade regional em trazer para o Sudoeste do Paraná uma instituição pública, popular e de qualidade”, conclui.