Encontro prepara Campus Realeza para reconhecimento de cursos
Para o mês de abril deste ano, serão protocolados mais 13 pedidos de reconhecimento de cursos, entre eles estão os cursos de Letras e Nutrição.

Publicado em: 14 de fevereiro de 2013 15h02min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 14h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está se preparando para o reconhecimento dos cursos por parte do Ministério da Educação (MEC). Para sensibilizar a comunidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Organização Pedagógica (DOP), organizou encontros nos cinco campi da instituição. O primeiro deles foi realizado nessa quinta-feira (14), no Campus Realeza. O evento reuniu aproximadamente 50 pessoas, entre professores, técnico-administrativos em educação e estudantes. Também participaram o encontro servidores da Divisão de Avaliação e Estatística (Daes), ligada a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Pesquisa Institucional (PI) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Entre os 18 cursos que estão em processo de reconhecimento, está o de Ciências Naturais, que de acordo com o coordenador, José Oto Konzen, já foi desenvolvido um conjunto de ações para regularizar o curso. “Colocamos em dia os relatórios semestrais, os registros da secretaria, as atas, além disso o processo de reestruturação do curso já foi encaminhado, fizemos o processo de migração para definir quem são os acadêmicos de Ciências Naturais. Basicamente, temos a vida do curso documentada, faltando pouca coisa para deixar disponibilizado, pois o trabalho vinha sendo feito paulatinamente”, detalha.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Claudia Finger-Kratochvil, os cursos de Ciências Biológicas, Física e Química foram reconhecido ad referedum pelo reitor da UFFS, alguns já passaram pela Câmara de Graduação e ainda haverá uma reunião extraordinária, para que, na sequência, o Conselho Superior também reconheça todas as modificações feitas, trabalho que também é feito com a ciência do MEC. “Nesse momento, internamente, estamos cuidado da migração dos acadêmicos para cada uma dessas formações. Tão logo esteja concluída a migração, continuamos com o processo de reconhecimento desses cursos”, comenta.

Para o mês de abril deste ano, serão protocolados mais 13 pedidos de reconhecimento de cursos, entre eles estão os cursos de Letras e Nutrição. Já para o mês de outubro, outras quatro solicitações serão protocoladas, sendo um deles o pedido de reconhecimento do curso de Medicina Veterinária. Toda a documentação é inserida no sistema e-MEC, portal de tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Entre os aspectos avaliados pelo MEC, estão a infraestrutura encontrada, a formação do corpo docente e a dimensão didático-pedagógica dos cursos em avaliação. “A partir do momento que dizemos que completamos entre 50% e 70% do andamento do curso, estamos aptos para receber os avaliadores. Com isso, precisamos ter a documentação pronta e a estrutura mínima viabilizada. Em cada um desses aspectos, fomos tentando buscar adequações para que na fotografia a gente mostre do que fomos capazes e onde queremos chegar”, pontua a pró-reitora de Graduação.

 

Calendário de reuniões nos campi

15 de fevereiro

Campus Laranjeiras do Sul – 8h30min

 

19 de fevereiro

Campus Chapecó (Unidade Seminário) – 13h30min

 

26 de fevereiro

Campus Chapecó (Unidade Bom Pastor) – 13h30min

 

27 de fevereiro

Campus Erechim – 13h30min

 

28 de fevereiro

Campus Cerro Largo – 13h30min