Publicado em: 28 de junho de 2018 13h06min / Atualizado em: 28 de junho de 2018 16h06min
Nesta semana, a equipe do Herbário Real da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza ofertou um curso de capacitação sobre o gerenciamento de coleções para integrantes do Herbário Evaldo Buttura, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A capacitação envolveu a utilização do software BRAHMS, o mais usado pelos herbários nacionais e internacionais para a curadoria de dados.
Com 1.162 amostras de plantas cadastradas no INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, assim como integrante da Rede Brasileira de Herbários e do Projeto Reflora do Brasil, o Herbário Real utilizou-se do software para cadastrar e gerenciar os dados da coleção. O programa facilita a inserção, a importação e a exportação de dados e imagens, o gerenciamento de cadastros, além de possibilitar a criação de filtros de pesquisa, essencial para gerar dados estatísticos.
Capacitação envolveu a utilização do software BRAHMS, o mais usado pelos herbários nacionais e internacionais (Ariel Tavares/UFFS)
O curso foi ministrado pelo colaborador do Herbário Real, o técnico em eletrotécnica e biólogo Rony Ristow, que apresentou os recursos do software. O BRAHMS faz parte do programa de pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, para estudar e documentar a diversidade de plantas. "O BRAHMS é um software de pesquisa científica e gerenciamento de coleção botânica mais utilizado no mundo. Ao registrar uma planta, por exemplo, é necessário verificar o Código Internacional de Nomenclatura Botânica. Ao invés de realizar esta pesquisa em livros, com um clique descubro essa informação pelo software, o que facilita a rotina de trabalho", explicou.
Sobre a nova ferramenta, a bióloga da UNILA Betânia Cristina Neves destacou a importância do software para melhoria do fluxo de trabalho. "Teremos um maior controle da coleção, o que ajuda na manutenção e no refinamento do trabalho, já que mensalmente são catalogadas cerca de 200 plantas". Atualmente, o acervo do Herbário Evaldo Buttura conta com 1.936 amostras on-line.
A curadora do Herbário Real, professora Berta Lúcia Pereira Villagra, comenta sobre a importância da utilização do software também para inserção de coleções em plataformas de pesquisa on-line, como a INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil. "A coleção do Herbário Real é disponibilizada nas principais plataformas de pesquisa na área de Botânica do Brasil. Os dados das espécies do Sudoeste do Paraná ficam acessíveis para alunos de Graduação e Pós-Graduação do Brasil e exterior. Especialmente, todo esse material é disponibilizado para projetos de Extensão e Ensino, subsidiando atividades didáticas e interativas que despertam o interesse pelas Ciências", destacou.
A coleção do Herbário Real é formada por 1.027 de espécimes das plantas com flores, totalizando 1.162 amostras que incluem briófitas, samambaias e gimnospermas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim