Publicado em: 14 de maio de 2012 15h05min / Atualizado em: 04 de maio de 2017 14h05min
Os grupos de HiperDia do município de Realeza poderão contar com um apoio extra em busca de um estilo de vida mais saudável. Nesta semana, iniciou mais um projeto de extensão da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Desenvolvido pelo curso de Nutrição, o projeto “Atuação interdisciplinar na atenção primária à saúde” tem por objetivo avaliar o estado nutricional dessa população e integra o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional.
A coordenadora do projeto, professora Amélia Dreyer, explica que os acadêmicos do curso fazem a avaliação nutricional conferindo o Índice de Massa Corpórea (IMC) e medindo a circunferência da cintura, esse último auxilia na verificação do risco de doenças cardiovasculares. “Esse grupo específico já tem uma doença instalada. Ao fazermos esse trabalho, podemos fazer um controle e evitar possíveis complicações cardiovasculares, além de propor ações como orientações e oficinas com os grupos de HiperDia”, detalha.
Participante do grupo de HiperDia há pouco tempo, a aposentada Carmenlinda Tritetenaglia, de 70 anos, diz que é a primeira vez que passa por uma avaliação nutricional. Antes ela morava no interior do município e não se preocupava muito com a saúde. “Eu morava no sítio, então era só trabalhar na lavora. Comecei a viver agora. É a primeira vez na vida que faço isso. Achei muito bom, tudo certinho”, comenta.
Na opinião da aposentada Elaines Fontana, também de 70 anos, o trabalho de avaliação nutricional foi muito bom. “Eu achei tudo bem organizado. Espero que essa novidade dê resultados e que o meu peso, a minha pressão, tudo esteja certo”.
De acordo com a professora colaboradora no projeto, Rozane Bleil, a partir do momento que for diagnosticado que o percentual de peso está acima ou abaixo do recomendável, acadêmicos e professores trabalharão a questão da alimentação do grupo. “Vamos dar orientações sobre alimentação saudável, como modificar pequenos hábitos alimentares, para que isso melhore a saúde deles, evitando desequilíbrios, em relação a pressão arterial e excesso de peso”, explica.
A acadêmica da 5ª Fase do curso de Nutrição, Kamila Kuhnen, afirma que a experiência de lidar com o público e colocar em prática o que foi visto no curso é algo gratificante. “A gente vê como é lidar com as pessoas, isso é totalmente diferente e sentimos orgulho de estar ajudando os outros, além de colocar em prática o que já vimos”.
Saiba mais sobre o HiperDia
Em Realeza, existem três grupos de HiperDia, cada um deles possui em média 60 participantes, a maioria idosos. Toda semana equipes da Secretaria Municipal de Saúde aferem a pressão, fazem testes de glicemia e realizam atividades físicas com os participantes. A coordenadora dos grupos, Thais Neves de Masi, explica que a parceria com a UFFS complementa o trabalho já desenvolvido. “Os hipertensos e os diabéticos precisam de uma dieta ou reeducação alimentar. Não adianta eles simplesmente tomarem o medicamento e fazerem atividades físicas, é necessário também melhorar a alimentação”.
Os próximos encontros serão nesta quarta-feira, dia 16, na Associações de Funcionários Municipais de Realeza (Afumur), localizada na Rua Palmas, 100; e quinta-feira, dia 17, no Pavilhão da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Os encontros iniciam a partir das 8h.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31 de janeiro de 2025
Chapecó
30 de janeiro de 2025
Cerro Largo
30 de janeiro de 2025
Editora
29 de janeiro de 2025
Nossa UFFS