Feirantes da agricultura familiar expõem produtos na UFFS – Campus Realeza
A iniciativa é parte de um projeto de aproximação entre o curso de Nutrição - por meio da disciplina de Meio Ambiente, economia e sociedade - e a agricultura familiar.

Publicado em: 25 de maio de 2012 14h05min / Atualizado em: 03 de maio de 2017 14h05min

A Feira do Pequeno Produtor que é realizada no centro de Realeza, duas vezes na semana, foi organizada no Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na tarde de quinta-feira, dia 24. A iniciativa é parte de um projeto de aproximação entre o curso de Nutrição - por meio da disciplina de Meio Ambiente, economia e sociedade - e a agricultura familiar.

A coordenadora do curso, Camila Rossi, explica que o propósito do projeto é verificar conceitos que envolvem economia política, sustentabilidade, agroecologia, agricultura familiar, cooperativismo, entre outros. “Trazer para a universidade uma feira que provém do associativismo entre produtores rurais é um complemento para essa disciplina, para que os acadêmicos consigam compreender os conceitos”, completa.

Para a acadêmica da 3ª fase do curso de Nutrição, Talita Zolet, a feira é uma prova de que o associativismo dá certo, beneficiando a comunidade, assim como os pequenos produtores. “Isso é bom para a cultura local. Eles trazem os alimentos produzidos na região e sem agrotóxicos”, destaca.

Há 35 anos trabalhando como a produção de bolachas, pães e cucas caseiros, a feirante Terezinha Giombelli, fala que expor seu trabalho na UFFS é uma boa oportunidade. “A gente pode mostrar o produto para eles avaliarem a qualidade. Acho que é uma coisa muito boa”.