Herbário Real da UFFS – Campus Realeza completa 10 anos preservando a flora regional
As mais de 2 mil exsicatas que formam o herbário foram coletadas em 26 municípios da região sudoeste do Paraná

Publicado em: 02 de outubro de 2024 15h10min / Atualizado em: 02 de outubro de 2024 16h10min

Para quem não conhece, um herbário é uma coleção científica de plantas secas (exsicatas) e preservadas. As exsicatas são materiais fundamentais para pesquisas em diversas áreas da ciência que utilizam vegetais como fonte de estudo. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, o Herbário Real está completando uma década de existência. As mais de 2 mil exsicatas armazenadas foram coletadas em 26 municípios da região Sudoeste do Paraná. As coletas foram realizadas por estudantes e professores da instituição.

Mais do que uma ferramenta essencial para a conservação da biodiversidade, ao registrar a flora de uma região, os herbários servem como referência para botânicos, ecologistas e outros pesquisadores. A curadora do Herbário Real, professora Berta Lucia Pereira Villagra, destaca a importância dessas coleções: “Os herbários são preciosas fontes de informação geográfica e histórica, pois registram uma localidade e períodos de tempo que podem ser usados em estudos de conservação, farmacologia, etnobotânica e agronomia”.

Coleção do Herbário Real é formada por plantas coletadas em 26 municípios da região Sudoeste do Paraná (UFFS/Ariel Tavares)

Atualmente, o Herbário Real possui 2.310 registros digitalizados, disponíveis por meio do speciesLink, um sistema aberto e acessível que integra dados primários de coleções científicas sobre biodiversidade. A informatização dos dados teve início em 2014 e, desde então, a equipe do herbário tem compartilhado sua experiência com outras instituições, ministrando diversos cursos sobre o uso do software BRAHMS, adotado pela maioria dos herbários brasileiros para a criação de banco de dados e gerenciamento de informações de coleções botânicas. O responsável pelos cursos é o técnico em eletrotécnica e biólogo Rony Ristow, que apresenta as funcionalidades do sistema.

As coletas de plantas para o herbário são realizadas por estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas durante atividades práticas de campo, para atender aos componentes curriculares de Botânica. Em uma dessas expedições recentes, foi coletado um exemplar de uma pequena erva com flores transparentes da família de plantas Triuridaceae. “Pelo que conseguimos identificar, esta é a primeira ocorrência desta planta registrada no estado do Paraná. Isso demonstra o quanto devemos fazer coletas no Sudoeste, que é pouco amostrado. As plantas da família Triuridaceae são reconhecidas por poucos taxonomistas”, explicou Villagra.

O processo de transformação em exsicata

Depois de coletadas, as plantas passam por um processo de prensagem e secagem, tornando-se exsicatas. Cada amostra é fixada manualmente em cartolina, recebe catalogação e é etiquetada com informações relevantes para estudos botânicos. A identificação inclui dados da família, nome científico, nome popular, local e data da coleta, nome do coletor, além das características morfológicas e informações ecológicas do exemplar.

A coleção do Herbário Real é uma das 158 coleções botânicas brasileiras cadastradas no INCT Herbário Virtual – Herbários e Curadores, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, que contribui para a ampliação e divulgação do conhecimento sobre as algas, fungos e plantas coletados no Brasil e depositados em herbários nacionais e internacionais.