Publicado em: 03 de novembro de 2011 11h11min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min
A I Semana Acadêmica de Letras, ocorrida entre os dias 13 a 15 de outubro, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza superou as expectativas. O evento contou com uma expressiva participação dos acadêmicos da UFFS e também de outras instituições, principalmente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), além de professores da rede estadual e municipal.
A semana acadêmica abriu com duas mesas-redondas, a primeira com o tema “Ensino de Língua e Literatura Hispânicas”, coordenada pelos professores Marcos Silva e Ana Carolina Pinto, tendo como convidada a professora do curso de Letras da UFFS – Campus Chapecó, Alejandra Rojas, e a segunda, com a temática “A literatura em diálogo com outras artes”, coordenada pelos professores Sergio Roberto Massagli e Saulo Gomes Thimóteo, tendo como convidado o professor Antonio Donizeti da Cruz, da Unioeste.
No dia seguinte, o professor Emílio Gozze Pagotto, da Universidade de São Paulo (USP) palestrou sobre o tema “Diversidade Linguísitca e Ensino de Língua Materna”. Na sequência, os professores Ciro Damke e Clarice Nadir Von Borstel, na mesa coordenada pelo professor Clóvis Alencar Butzge, trabalharam com o tema “Sociolinguística e Ensino”.
No sábado, a mesa foi coordenada pela professora Luciana Vinhas e contou com a presença das professoras Cristina Rodrigues, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), e Mirian Schröder, da Unioeste. Neste dia também foram oferecidas três oficinas: “Ensino de língua – mil faces e muito mais desafios” com o professor Emílio Gozze Pagotto; "Leitores do sertão: as leituras de contos de Guimarães Rosa"com o professor Saulo Gomes Thimóteo e "Tópicos especiais em metodologia de ensino" com o professores Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Silva.
Ana Carolina Teixeira Pinto, coordenadora do evento juntamente com Sabrina Casagrande, ressaltou o excelente nível dos palestrantes. Para Ana, durante a semana acadêmica foi possível estabelecer um diálogo entre profissionais da mesma área mas que atuam em diferentes regiões do país.
Durante a programação, além de palestras, mesas-redondas e oficinas, os participantes puderam conferir a intervenção artística “Entre tu verdad más honda y yo: I’m a walking clichê”, apresentada pelo Grupo Teatral La Broma da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza.
O trabalho do grupo faz parte das atividades do Projeto de Extensão Língua e Cultura Hispânica coordenado pelos professores Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Silva, e contou com a colaboração da professora Renata Orlandi.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31 de janeiro de 2025
Chapecó
30 de janeiro de 2025
Cerro Largo
30 de janeiro de 2025
Editora
29 de janeiro de 2025
Nossa UFFS