II SELAC reúne mais de 200 participantes e destaca a importância do letramento no combate à desinformação
Evento reuniu pesquisadores de 11 Instituições de Ensino Superior do Paraná, com destaque para a presença de especialistas renomados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem no Brasil

Publicado em: 30 de setembro de 2024 14h09min / Atualizado em: 01 de outubro de 2024 16h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi palco do II Seminário de Letramentos Acadêmico-Científicos (SELAC), realizado nos dias 26 e 27 de setembro. O evento, que contou com a participação de mais de 200 inscritos, entre presenciais e on-line, reuniu pesquisadores de 11 Instituições de Ensino Superior do Paraná, com destaque para a presença de especialistas renomados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem no Brasil.

Durante o seminário, foram apresentados diversos trabalhos, agrupados em três eixos principais: Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores; Experiências e Práticas Pedagógicas; e Currículo e Políticas Educacionais. Esses temas proporcionaram reflexões e debates sobre as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados no campo da educação e letramento.

Conferência de Abertura com a participação da Profa. Dra. Juliana Alves Assis (PUC-Minas) e mediada pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (LILA/UEL) 

A avaliação do evento foi extremamente positiva, de acordo com uma das organizadoras, a professora da UFFS Márcia Adriana Dias Kraemer. Nessa edição, o tema central das discussões foi "Múltiplos Olhares e Práticas Globalizadas de Pesquisa”. “As diversas atividades, como conferências, comunicações coordenadas, mesa de debate, roda de conversa, mostras culturais e painel de pesquisa, oportunizaram a reflexão e o debate sobre delimitações temáticas diversas e múltiplas ações inseridas nos eixos da formação inicial, continuada e permanente de professores; experiências e práticas pedagógicas; currículo e políticas educacionais”, comentou Kraemer.

Um dos destaques do seminário foi a conferência de encerramento, conduzida por Fabiana Komesu, da Unesp, que abordou o papel crucial do letramento na formação de sujeitos críticos e reflexivos, essenciais no combate à desinformação. De acordo com a pesquisadora, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita possibilita que os indivíduos compreendam o volume crescente de informações e desinformações, ressaltando ainda que o processo de leitura é social e também necessita de debates qualificados para a construção de conhecimento.

Além das atividades acadêmicas, o evento também abriu espaço para a interação com os estudantes da Educação Básica. No dia 26 de setembro, o SELAC recebeu a visita de 60 estudantes do Colégio 12 de Novembro, de Realeza, que participaram das atividades do seminário, além de conhecerem a estrutura da Universidade e os cursos disponíveis para ingresso.

Ao final do evento, foi anunciado que a próxima edição do III SELAC será realizada em 2025, nos campi da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Londrina. A coordenação geral do evento é do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), da UEL, através da professora Vera Lúcia Lopes Cristovão.