Literatura em Debate: Projeto ajuda simular ambiente de sala de aula no Campus Realeza
Nos encontros, que são realizados sempre aos sábados, professores e acadêmicos conhecem mais sobre as características dos grandes escritores da língua portuguesa, o contexto em que escreveram as obras e o estilo dessa escrita.

Publicado em: 28 de maio de 2012 14h05min / Atualizado em: 03 de maio de 2017 14h05min

“Meia-noite. Ao meu quarto me recolho./ Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:/ Na bruta ardência orgânica da sede,/ Morde-me a goela ígneo e escaldante molho”, esta é a primeira estrofe do poema Morcego do escritor brasileiro Augusto dos Anjos. O texto foi um dos analisados durante o quarto encontro do projeto de extensão "Longa jornada livro adentro: a análise de textos literários", desenvolvido pelo curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza.

Nos encontros, que são realizados sempre aos sábados, professores e acadêmicos conhecem mais sobre as características dos grandes escritores da língua portuguesa, o contexto em que escreveram as obras e o estilo dessa escrita. “A literatura é sempre possível de discutir-se, analisar-se, de conversar sobre ela. Criamos esse momento para debatermos esses textos, refletirmos sobre eles. Não existe texto ruim ou impróprio, tudo tem um motivo”, comenta o professor e coordenador do projeto, Saulo Gomes Thimóteo.

Bolsista no projeto, Fernanda Rozeng da Rosa, diz que os debates contribuem para uma análise mais profunda e crítica dos textos. “Além das oficinas, estou adquirindo novos conhecimentos. Coisas que eu não veria durante as aulas, aqui a gente tem uma leitura mais aprofundada. Para mim, o mais importante para crescer como professora e acadêmica é participar desse projeto”, destaca.

Além de dois bolsistas, o projeto conta também com dois voluntários. A acadêmica Jezebel Batista Lopes é um deles. “Temos a questão da apresentação das obras. Com isso, a gente ensaia um pouquinho como é dar uma aula. Como ainda não temos estágios, o projeto é um meio para nos portarmos como professores, nos colocar no lugar deles”, comenta.

A professora da rede estadual de ensino, Ana Rita Dalla Costa, é umas das participantes do debate literário. Ela dá aulas de português em Ampere, município a cerca de 30 quilômetros de Realeza. “A literatura é muito ampla e proporciona as mais diferentes interpretações, então o projeto é bom justamente por isso. Cada pessoa vê o texto de uma forma e é isso que consigo levar para a sala de aula depois. Não uma interpretação somente minha, mas das diversas pessoas que participam”, pontua.

O próximo encontro será realizado no dia dois de junho, a partir das 8h, na sala 08 da UFFS. Para ver as obras em debate basta acessar o site http://www.literauffs.blogspot.com.br. Além dos textos, o blog também contém os tópicos em pauta, os principais itens discutidos nas reuniões e a organização para os encontros futuros.