Publicado em: 22 de novembro de 2012 18h11min / Atualizado em: 19 de abril de 2017 14h04min
Pensando na saúde do produtor rural da cidade de Realeza, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) deu início ao projeto de extensão Zoonoses na Área Rural. A primeira visita dos acadêmicos da quarta e da sexta fase do curso foi realizada na noite de quarta-feira (21), na Linha Santa Terezinha. O encontro reuniu cerca de 15 produtores rurais, que puderam aprender sobre a brucelose e a tuberculose, doenças que acometem animais e podem ser transmitidas ao ser humano.
A palestra sobre o tema foi aprovada pelo produtor Jair Meireles da Silva, já que se trata de uma questão de saúde pública. “Estamos sempre em contato direto com os animais e produzindo alimentos, então é importante sabermos disso para que tenhamos qualidade de vida e uma produção livre de doenças. Já fazemos o acompanhamento na nossa propriedade, mas é sempre bom aprender mais”, explica.
Projeto contribui com a saúde pública
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Carina Franciscato, existem várias doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano, entre elas as que mais preocupam são a brucelose e a tuberculose. “Quando os animais são diagnosticados com essas enfermidades, eles devem ser abatidos, pois são doenças muito perigosas”, explica.
O projeto conta com dois acadêmicos bolsistas e outros quatro voluntários. O grupo estuda as enfermidades e é responsável por orientar os produtores rurais. As palestras serão quinzenais. “É importante levar o conhecimento que aprendemos na universidade para a comunidade. Muitas pessoas não conhecem essas doenças e os sintomas não são fáceis de identificar. Com esse trabalho, fazemos a prevenção”, destaca a acadêmica da sexta fase, Camila Paula Baron.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS