NAP do Campus Realeza realiza primeiro evento de formação pedagógica
O público também participa de três minicursos voltados para “Avaliação da aprendizagem”; “ Estratégias de Ensino” e Metodologias no Ensino Superior”. Os ministrantes são os professores Jerônimo Sartori e Marilane Maria Wolff Paim do Campus Erechim, e Sônia Regina Fernandes, do IFC.

Publicado em: 15 de maio de 2013 17h05min / Atualizado em: 10 de abril de 2017 14h04min

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu o primeiro evento de formação pedagógica para docentes, técnicos-administrativos em educação, professores das redes estadual, municipal e particular de ensino da região e acadêmicos. A abertura do evento, realizada na noite dessa terça-feira (14), na Casa de Cultura de Realeza, contou com a palestra “Professor do ensino superior: identidade, docência e formação”. Nesta quinta-feira (15), o público participa de minicursos à tarde e à noite.

Para a coordenadora do NAP, Cherlei Marica Coan, o evento busca fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica, já que os docentes têm a responsabilidade de articular pesquisa, extensão e ensino. “No ensino há toda uma reflexão sobre o processo de ensinar e aprender que não pode ser embasada apenas nas experiências que o docente acumulou nos bancos escolares. O NAP tem a intenção de provocar discussões para buscar construir um referencial e fundamentar a perspectiva do ensino”, comenta.

Segundo a palestrante convidada, professora Sônia Regina Fernandes, do Instituto Federal Catarinense, CampusCamboriú, atualmente há uma negação da identidade de professor, em razão da crise da escola, da universidade, do papel do professor e do não reconhecimento da profissão. “Dentro desse atual contexto, muitos preferem não se identificar como professores. Por outro lado, o caos é necessário para que se possa pensar o novo. Esse sentimento de uma profissão docente não valorizada, não reconhecida, impulsiona para outros espaços, gerando uma outra condição. Esse é o grande desafio atual”.

O público também participa de três minicursos voltados para “Avaliação da aprendizagem”; “ Estratégias de Ensino” e Metodologias no Ensino Superior”. Os ministrantes são os professores Jerônimo Sartori e Marilane Maria Wolff Paim do Campus Erechim, e Sônia Regina Fernandes, do IFC.

Sobre o NAP

Instituído pela Câmara de Graduação do Conselho Universitário (CGRAD/Consuni), por meio da Resolução nº 003/2011, o NAP está vinculado à Diretoria de Organização Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da UFFS e tem por finalidade ser um espaço institucional de apoio didático e pedagógico aos professores da UFFS e de articulação para a formação docente.

Em Realeza, o NAP é formado pela coordenadora Cherlei Marcia Coan, a pedagoga Andréia Florêncio Eduardo e as professoras Renata Orlandi, Cristiane de Quadros e Denise Maria Sousa de Mello.