Palestra encerra atividades de formação de professores que atuam no Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira
Evento contou com a participação de professores e acadêmicos que atuam no Programa Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFFS.

Publicado em: 01 de dezembro de 2020 16h12min / Atualizado em: 01 de dezembro de 2020 18h12min

Nesta terça-feira (1º), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveu um evento on-line que marcou o encerramento das atividades do projeto de extensão destinado à formação de professores que atuam no Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira. A palestra proferida pela socióloga Helena Singer intitulada "A educação necessária para um mundo sem pandemia" também contou com a participação de professores e acadêmicos que atuam no Programa Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFFS.

O Projeto de Extensão “Curso Escola Intercultural de Fronteira – Currículo Base do Território Catarinense e Temas Contemporâneos” contou com a participação de, aproximadamente, 40 professores das escolas estaduais Governador Irineu Bornhausen e Theodureto de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira-SC, e da Escuela Frontera N° 604, de Bernardo de Irigoyen, localizada na província de Misiones, na Argentina. A formação foi ministrada por professores da UFFS dos campi Realeza e Chapecó.

Palestra foi transmitida pelo canal do PRACTICE UFFS, no YouTube (UFFS/Reprodução)

Na abertura do evento, o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, falou sobre a necessidade de reinvenção de processos formativos diante da pandemia, lembrando que o projeto de formação previa atividades presenciais, que foram adaptadas. “Sempre falamos de uma educação inovadora e da necessidade de nos reinventar. Como educadores, fomos confrontados com novos desafios, e essa necessidade de reinvenção acabou tocando também nos nossos projetos de extensão”, destacou.

O curso foi composto por oito módulos, todos ministrados remotamente, abordando aspectos sobre: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação Integral e Educação Financeira; Multiculturalismo e Direitos Humanos; Saúde e Interculturalidade; e Meio Ambiente e Arte na Fronteira. “Foi uma capacitação que não se restringiu aos aspectos tecnológicos, mas ligadas aos princípios da formação integral. Entramos entusiasmados e encerramos essa etapa com uma base teórico-prática enorme, trazendo um diferencial qualitativo para o processo ensino-aprendizagem de nossos estudantes”, comentou a professora Zelandia Cecconi, em nome dos participantes do curso.

O curso de formação foi desenvolvido com a colaboração da Distrital de Educação de Bernardo de Irigoyen, da Coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira, além da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. “Temos que agradecer, valorizar e reconhecer o trabalho de todos que participaram dessas ações de formação, a parceria com a UFFS e o empenho de gestores e professores que estão fazendo isso acontecer”, enfatizou o secretário de Educação de Santa Catarina, professor Natalino Uggioni.

Os participantes do curso fizeram uma apresentação de planos de ação didática, traçando estratégias de ensino, propostas metodológicas, experiências práticas e aperfeiçoamento de materiais didáticos. “Avaliamos de forma positiva todo o processo do curso que, para além dos temas contemplados, aproximou professores da educação básica e professores do ensino superior, colaborando com ambas as realidades de docência nesse momento histórico peculiar que estamos vivendo. O desafio de repensar as práticas pedagógicas desestabilizaram os docentes de todos os níveis do ensino e isso, de certa forma, nos unificou e fortaleceu, pois foi necessário reinventar nossas ações e estratégias de forma coletiva”, finalizaram os coordenadores do projeto, a professora do Campus Realeza Ana Carolina Teixeira Pinto e o professor do Campus Chapecó Elsio José Corá.

Palestra

A palestra "A educação necessária para um mundo sem pandemia", com a socióloga Helena Singer, foi transmitida pelo canal do PRACTICE UFFS, no YouTube, e também marcou uma das últimas conferências de formação do PIBID e Residência Pedagógica.

Durante a palestra, a socióloga apresentou pesquisas recentes sobre novas práticas de aprendizagem durante a pandemia, a participação da família na educação, bem como questionamentos sobre uma visão reducionista do papel escolar, limitado ao aspecto disciplinar e instrucional.

A pesquisadora trouxe ainda exemplos de ações pedagógicas, como o da Escola André Urani, na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Lá, o eixo norteador recai sobre o uso de novas tecnologias educacionais. A escola busca ser referência em produções de práticas pedagógicas inovadoras, incorporando diferentes mídias e linguagens.

A palestra completa com a socióloga Helena Singer pode ser conferida no canal do PRACTICE UFFS, no YouTube.